Fazer projetos de mapeamento mais profissionais e precisos exige bons equipamentos. Mas isso não é tudo. Depois da captação, os dados coletados ainda precisam ser organizados. Para isso, você vai precisar de softwares de processamento de imagens de drones.
Enquanto os VANTs captam as imagens, são esses programas que as reúnem e estruturam em bases cartográficas.
Neste artigo, fizemos uma lista com as sete melhores ferramentas do mercado para ajudar você a escolher a opção ideal para os seus projetos. Confira a seguir.
Softwares de processamento de imagens de drones: conheças os 6 melhores do mercado
Existem ótimos softwares de processamento de imagens de drones no mercado. A escolha certa depende da quantidade e do tamanho dos projetos que você faz, bem como o quanto deseja pagar.
1. Agisoft Metashape
Esse software foi desenvolvido especificamente para gerar modelos 3D a partir de imagens obtidas em perspectivas diferentes. Para isso, são utilizadas técnicas de machine learning e inteligência artificial. Sendo assim, os processos ficam mais otimizados com ela.
A grande questão dessa ferramenta, contudo, é que a velocidade do processamento depende das configurações de placa de vídeo e processador.
Só para você ter uma ideia: comparado com outros softwares, o Metashape usa cinco vezes mais a memória RAM do computador. Sendo assim, além de contratar a ferramenta, será necessário investir em computadores de alto desempenho.
2. Correlator 3D
O Correlator 3D é um software com foco específico em projetos dos nichos de agricultura, monitoramento florestal e mineração. Por esse motivo, sua operação requer um profissional mais experiente, que domine essas técnicas.
Apesar de não abranger muitas funções, essa plataforma é uma ótima opção para empresas que trabalham com projetos muito grandes. Ela permite downloads ilimitados de imagens de até 50 MP.
A contratação deste software também é uma das mais em conta. Sua licença vitalícia anual está custando cerca de 2.950 dólares.
3. Trimble UAS Master
O Trimble é o melhor e o mais caro dos softwares de processamento de imagens de drones do mercado. Não existe outra plataforma que gere e classifique nuvem de pontos com tanta qualidade e velocidade quanto o UAS Master.
Por esta razão, o uso do Trimble é indicado para projetos de alta precisão, como de topografia, volumetria e qualquer outro que envolva dados altimétricos.
Por ser mais avançada e não tão intuitiva, a plataforma é aconselhada para profissionais que já são mais experientes.
Esse software de ponta é produto de uma empresa alemã líder do segmento de geotecnologia e com mais de 30 anos de experiência em fotogrametria.
4. Pix4d
Este é um dos softwares favoritos dessa lista. Isso porque essa plataforma originária da Suíça recebe atualizações constantes, fazendo-a uma das mais completas do mercado. Por isso, é ideal para empresas e profissionais que atendem mais de um nicho.
Veja aqui seis nichos que podem ser atendidos por drones.
A ferramenta faz medições de volume, exportação de nuvem de pontos e gera mapas NDVI. Além disso, ela se conecta com outros softwares, como o AutoCad, 3DMax e o SketchFab. Isso facilita o compartilhamento de informações entre outras equipes do projeto.
O Pix4d tem várias versões diferentes e específicas para cada trabalho a ser executado. Veja:
- Pix4d Fields: para agricultura;
- Pix4d Inspect: para inspeção;
- Pix4d Mapper: para mapeamento;
- Pix4d Survey: para topografia;
- Pix4d React: para segurança.
Além disso, ainda tem uma versão online, o Pix4d Cloud. Entretanto, nesse formato existe uma limitação de 20 projetos e a plataforma não permite compartilhamento.
O aluguel mensal do software custa 350 dólares. A assinatura anual sai por 3.504 dólares. Esse é, com certeza, um dos programas desta lista com um dos melhores custo-benefício.
5. Mappa
O Mappa é um software de processamento de imagens de drones online com armazenamento em nuvem. Uma das maiores vantagens dessa plataforma é o preço. Ela é mais barata do que as outras, principalmente porque é nacional. Portanto, seu valor é cobrado em reais.
Essa ferramenta é indicada tanto para profissionais iniciantes quanto para os mais experientes. Ela é bem intuitiva, oferece imagens de alta precisão e ainda possibilita o compartilhamento do projeto com a equipe e os clientes.
Caso ainda tenha dúvidas que essa é uma boa opção para a sua empresa, você pode experimentar a ferramenta antes de assinar um plano. O Mappa oferece um período de teste gratuito por sete dias.
6. Drone Deploy
Essa é outra opção de ferramenta online com armazenamento em nuvem. A Drone Deploy oferece imagens de alta qualidade e também possibilita inspeções em tempo real com o aplicativo de monitoramento.
Uma das desvantagens, contudo, é o seu preço. O software é americano, portanto, também é cobrado em dólares. Além disso, a versão gratuita não possibilita o compartilhamento de mapas, que só pode ser feito entre contas pagas.
Por fim, o software é todo em inglês. Logo, quem for operá-lo deve ter um domínio mínimo da língua.
Trabalhar com esses softwares de processamento de imagens de drones com certeza vai levar o seu trabalho para outro nível.
Além dessas plataformas, utilizar alguns acessórios na hora da captação também colabora para um resultado mais profissional e preciso. Se é isso o que você procura, vale a pena olhar este artigo com os melhores acessórios para drones.