Uma pesquisa realizada pela PwC Brasil, apontou o drone como uma das oito tecnologias emergentes essenciais para o futuro e para os negócios. E essa não é a única pesquisa promissora para o setor. De acordo com a Drone Industry Insights, o mercado de drones deve chegar a US$ 44,1 bilhões em 2024.
Quer saber o que esperar do setor em 2021 e no futuro? Confira o artigo!
Mercado de Drones: Quais são os setores mais promissores?
Apesar das perspectivas futuras sobre o mercado de drones, já podemos ver o uso do equipamento na prática.
O Google, por exemplo, tem utilizado a tecnologia para combater incêndios. Já a startup americana Zipline pretende usar a tecnologia para entregar vacinas da Covid-19 e o iFood estuda usar o aparelho para o delivery.
Segundo a revista estadunidense Forbes, em 2019 o mercado global de drones estava estimado em US$ 14 bilhões sendo, no Brasil, dividido em:
- 41% no setor de infraestrutura;
- 26% na agricultura;
- os demais dividido em logística, segurança, entretenimento, seguros e mineração.
Destes, o setor de agricultura vem crescendo rapidamente. Segundo a consultoria Market&Market, pode ocorrer um crescimento anual na taxa de 31,4% devido ao aumento na demanda por alimentos e investimentos das empresas nessa tecnologia.
Esse investimento se dá porque o Brasil utiliza 7,6% de seu território com lavouras (64 milhões de hectares). Somando aos quase 149 milhões de hectares de pastagens nativas ou implantadas. Com isso, pode-se chegar à marca de 213 milhões de hectares destinados ao agronegócio.
Principais empresas do mercado de drones
Segundo o relatório da Drone Industry Insights (DII) divulgado em 2020, que analisou mais de 430 companhias globais, a principal empresa de drones, atualmente, é a DJI, com uma parcela que equivale entre 70% e 80% do setor comercial mundial das naves não tripuladas.
Na sequência ficaram a chinesa Yuneec e a francesa Parrot Drones.
Gostou de saber sobre as perspectivas futuras do mercado de drones? Confira também o artigo sobre os melhores drones de 2021.