O Brasil é o terceiro maior produtor de alimentos de todo o mundo. Para manter a sua posição nessa escala global e, sobretudo, ter avanços significativos, o investimento em tecnologia é fundamental, e por isso, ver um drone para pulverização em plena operação já não é algo tão raro no campo.
Se estima que até 2030 o mercado de drones para utilização de atividades na safra deve superar a marca de 5 bilhões de dólares em receita. Na prática, isso representa uma taxa de crescimento que supera a casa dos 20%. Essa estimativa também revela um dado sobre a realidade brasileira na produção de alimentos.
Com este cenário vemos que o drone para pulverização se tornará, cada vez mais, um equipamento fundamental para a manutenção dos cuidados com lavouras. Confira quais são os principais modelos de drones pulverizadores do mercado, suas características e vantagens!
1. Drone Pulverizador DJI Agras T10
O Drone Pulverizador DJI Agras T10 é um equipamento robusto, que conta com um tanque de 8 litros de capacidade. Com operação de alta precisão totalmente autônoma, possui câmeras FPV duplas para monitoramento, resistência geral à água IP67 e sistema de radar esférico.
Sua aplicação se dá de maneira uniforme e eficiente, sobretudo por conta da sua bomba de alta pressão integrada. A bomba de alta pressão contribui com maior aproveitamento na utilização do material pulverizado.
Além disso, o equipamento também conta com câmera de visão traseira e um equipamento acessório de advertência de colisão. Dessa maneira, o equipamento garante total segurança do seu operador. Sua capacidade de pulverização é até 7 metros e possui produtividade de14 acres por hora.
Confira também: 6 aplicativos que transformam o uso desse drone.
2. Drone Pulverizador DJI Agras T20
O Drone Pulverizador Agras DJI T20 é ideal para realizar a aplicação de insumos agrícolas em grandes áreas. Com um tanque de 20 litros de capacidade, tem autonomia de voo de até 18 minutos, podendo pulverizar áreas de até 3 km. Dessa forma, em uma única hora, consegue tratar áreas de até 20 hectares.
Por ser um equipamento altamente preciso e com uma capacidade de carga elevada, o drone para pulverização garante que todas as áreas desejadas recebam os insumos adequados para o seu tratamento.
Em termos de segurança, também conta com acessórios ideais para uma operação simples e funcional. Seus sensores de segurança conseguem detectar obstáculos e o GPS que acompanha o aparelho garante um voo ainda mais preciso.
3. Drone Pulverizador DJI Agras T20P
O Drone Pulverizador DJI Agras T20P tem capacidade de suportar 25 kg de carga pronta para dispersão na área desejada. Seu sistema traz tecnologia para tornar seu ciclo de pulverização ainda mais eficiente. Com dispersão dupla e atomizada, o equipamento acaba por garantir resultados ainda mais eficientes e eficazes.
O sistema do drone para pulverização conta com mapeamento RC durante o voo. Dessa maneira, isso representa maior eficiência em todos os cuidados com a sua lavoura. Sua capacidade de cobrir até 12 hectares por hora de atividade demonstra capacidade operacional superior a outros modelos do mercado.
4. Drone Pulverizador DJI Agras T30
O Drone Pulverizador DJI Agras T30 é um dos equipamentos mais robustos da categoria de pulverizadores agrícolas. A capacidade do drone para pulverização é de 40 kg de qualquer insumo destinado ao tratamento de lavouras e de pomares.
O equipamento conta com um sistema de radar esférico, bem como com câmeras FPV duplas. Assim, o drone para pulverização acaba por elevar a eficiência de todo o tratamento químico das suas plantações.
Esse modelo de drone em particular se destaca por uma precisão ainda maior em seu sistema de pulverização. Sua bomba de êmbolo de fluxo alto e seu fluxômetro eletromagnético com precisão de alta precisão fazem com que haja ainda maior eficiência no uso dos insumos de tratamento.
Ainda, o equipamento conta com tecnologia de segmentação de galhos. Dessa forma, o drone consegue alcançar maior e melhor penetração no momento de pulverizar árvores frutíferas.
5. Drone Pulverizador DJI Agras T40
O Drone Pulverizador DJI Agras T40 é o equipamento com maior capacidade em tanque do segmento, pois conta com design que permite carregar até 50 kg de insumos para dispersão.
Seu design foi construído para que a melhor performance possível possa ser obtida. O equipamento conta com um sistema duplo de dispersão e com mapeamento avançado. Dessa maneira, quando se trata de equipamento para uso no campo, estamos falando do produto com maior eficiência disponível hoje no mercado.
Além disso, o equipamento também se destaca por contar com um radar de matriz faseada ativo e, ainda, com um sistema de visão binocular.
Sua capacidade de dispersão chega a até 12L/min, sendo a maior da categoria. Isso, quando associado ao tempo de voo que o equipamento suporta — 18 minutos — faz dele o drone de pulverização mais eficiente do mercado.
Qual é o investimento para usar drone de pulverização?
O valor a ser investido para a aquisição de um drone para pulverização varia a partir de 100 mil reais. Entretanto, esse valor está necessariamente relacionado à capacidade do tanque do equipamento e, portanto, ao tamanho da área a ser coberta por ele.
Mas você também deve incluir nesta contabilização do investimento, os parâmetros fundamentais de comparação com o trabalho manual, como:
- Mão de obra;
- EPIs;
- Quantidade do produto não utilizado ou disperso;
- Tempo de aplicação do produto desejado;
- Recorrência da compra de insumos e contratações.
A aquisição de um drone para pulverização é uma inovação que, cada vez mais, vem se tornando fundamental para a qualidade de lavouras. Assim, se destaca a necessidade de nutrir conhecimentos mais aprofundados também das suas vantagens.
Dessa forma, quando considerados esses aspectos, o processo de compra do equipamento pode se revelar muito vantajoso a longo prazo.
Leia também: Seguro para Drone: saiba como funciona e por que deve fazer um
Entenda as vantagens de utilizar drone para pulverização!
A utilização de drones para a pulverização acaba por tornar a atividade agrícola mais vantajosa, sobretudo porque:
- Aumenta a precisão e uniformidade da aplicação de defensivos e fertilizantes;
- Maximiza a eficiência na utilização adequada dos insumos pulverizados;
- Evita desperdícios de insumos;
- Garante a aplicação homogênea mesmo em áreas diferentes;
- Reduz a necessidade de mão de obra, contratações e aquisição de EPIs;
- Diminui os danos relacionados à compactação do solo, bem como danos às plantas;
- Pode ser adaptado para o uso em diferentes culturas.
Quer saber mais sobre drones para a aplicação de insumos agrícolas? Converse agora mesmo com um suporte especializado em drones e descubra qual é o modelo de equipamento ideal para a sua necessidade.
Após escolher o melhor modelo de drone, não deixe de voltar no blog da NW e conferir como fazer a homologação de drones em um passo a passo completo!