Algumas tarefas da engenharia exigem uma ampla visão do local para serem executadas corretamente. Essa necessidade levava à contratação de aviões e helicópteros, que nem sempre resolviam a questão — ou geravam outros problemas, como o alto custo e o tamanho do veículo.
O uso de drones na construção e engenharia civil solucionou todas essas situações, trazendo uma nova forma prática e rápida para os profissionais da área! Continue a leitura e entenda como esse equipamento é útil em, pelo menos, 6 atividades do setor!
1. Fotogrametria: precisão e riqueza de detalhes
O monitoramento do terreno onde a obra será feita é uma das primeiras e principais etapas do processo de construção. É muito importante conhecer esse espaço e entender o que precisa ser feito para as bases serem firmes.
Os drones são excelentes para fazer essas medições e levantamentos. A fotogrametria com drones é muito precisa, com uma enorme riqueza de detalhes, uma vez que os VANTs podem fazer voos mais baixos e capturas mais próximas.
Enquanto um avião tripulado consegue, normalmente, 10 cm de detalhamento, o drone pode chegar a 1 cm, sendo uma excelente solução para o setor de engenharia civil!
2. Captação de imagens térmicas: decisões mais assertivas
Outra vantagem de utilizar drones na construção civil, é que, além de captar imagens em alta qualidade e extremamente detalhadas, os VANTs ainda podem fazer mapas de calor, identificando as zonas mais quentes. Para isso, basta que estejam equipados com sensores térmicos.
A partir do mapeamento de temperatura, os engenheiros podem tomar decisões mais certeiras e seguras sobre as construções, incluindo medidas de proteção, como portas corta-fogo, por exemplo.
3. Inspeção de obras: acesso aos locais mais difíceis
Um dos principais usos do drone na engenharia civil é para fazer a inspeção de obras. Os VANTs permitem obter uma visão macro da construção, enquanto também facilitam o acesso a locais mais difíceis de chegar, ao conseguirem adentrar em ambientes pequenos, apertados e distantes.
Essa perícia é muito importante para identificar possíveis riscos, como construções deterioradas e rachaduras. Além disso, usar drones de inspeção preserva a segurança dos operadores, que não precisam se expor fisicamente ao perigo, evitando possíveis acidentes.
4. Segurança dos trabalhadores e prevenção de acidentes
No contexto da construção civil, é sempre importante fiscalizar e prevenir os acidentes que podem ocorrer no canteiro de obras. Pensando na segurança dos operadores, os drones podem ser utilizados para monitorar o uso de equipamentos de proteção coletiva (EPCs) e equipamentos de proteção individual (EPIs).
Essa fiscalização não pode ser negligenciada e é muito importante para evitar acidentes de trabalho. Ainda, é possível verificar como está o andamento em várias frentes de obra, garantindo que todas as etapas estão sendo cumpridas com segurança!
5. Simulação e prévias de lançamento: melhor experiência do cliente!
O setor de engenharia e de construção civil está totalmente relacionado à experiência do cliente, ao investimento em um patrimônio ou a compra do tão sonhado imóvel. O uso de drones a favor do comprador, elevará o nível de competitividade no mercado e valorizar ainda mais o empreendimento!
Quando combinado com outras tecnologias — como os softwares de processamento de imagens e os óculos de FPV (first-person-view) —, os drones podem gerar uma incrível experiência de realidade virtual. Essa é uma finalidade muito útil à engenharia civil porque ajuda a fazer simulações de como a construção ficará após pronta.
Outra prática que tem se tornado muito comum é a reprodução de como seria a vista do andar que o cliente deseja comprar, assim, ele consegue se imaginar vivendo naquele lugar.
6. Publicidade no pós-obra: apresentação do trabalho concluído
Outro uso do drone na construção civil é a captação de imagens no pós-obra, com o empreendimento finalizado! Os VANTs são muito utilizados para fazer publicidade de prédios e estabelecimentos, porque conseguem captar toda a estrutura, por maior e mais alta que seja, e ainda mostrar o ambiente ao seu redor.
Com as imagens aéreas, nítidas, cheias de cores e com ampla visão do empreendimento e do bairro, com certeza as vendas irão aumentar e todo o trabalho realizado será valorizado!
Vantagens do uso de drones na construção e engenharia civil
O uso profissional de drones passou a ser regulamentado pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), em 2017. Desde então, cada vez mais empresas estão adotando a tecnologia para realizar inspeções, monitoramentos, segurança e captação de imagens para publicidade em obras e construções.
Atualmente, u uso do drone na engenharia civil é muito grande, isso acontece porque o equipamento traz diversas vantagens para o nicho, como:
- agilidade nos processos, visto que é um equipamento compacto e prático;
- custo menor pelos serviços, em comparação com aviões ou helicópteros;
- maior segurança para os envolvidos na obra, pois, consegue chegar em locais difíceis ou áreas de risco;
- informações mais certeiras e mais ricas, ao fornecer imagens nítidas e precisas.
Ou seja, os drones estão presentes em todas as etapas, desde o início, com o mapeamento do terreno, até o final da obra, colaborando com a venda e apresentação do local construído!
Agora que você já conhece como os drones podem ser usados em diferentes etapas da construção e da engenharia civil, continue em nosso blog e confira também o post sobre as câmeras térmicas para drones e esteja por dentro das melhores tecnologias para o trabalho no setor construtivo. Até o próximo post!