Você sabe quais os drones mais usados no mapeamento aéreo? Antes de passar um panorama sobre os melhores equipamentos, é necessário fazer uma contextualização:
Os drones vêm ganhando mercado em diversos nichos, sendo que sua presença se torna cada vez mais comum nos processos de diversas empresas.
Atualmente, é possível utilizar o equipamento para gerar mapas de áreas com precisão de centímetros, realizar medidas e cálculos, identificar patologias em estruturas, ajudar na análise da saúde de plantações, entre outras atividades. Confira mais sobre o assunto no artigo!
O que é o mapeamento com drones?
O mapeamento com drones é um tipo de serviço realizado por empresas que desejam ter uma visão ampla e precisa de terrenos, apoiando, principalmente, o setor de engenharia no fornecimento desses dados.
A ciência que fundamenta o mapeamento com drones é a fotogrametria. Cujo objetivo é a produção de mapas e cartas topográficas por meio da captação de fotografias métricas do terreno.
Dessa forma, é possível mapear todas as características da região desejada e extrair medidas.
Com o mapeamento, é possível representar, medir, calcular e modelar com precisão desde pequenas áreas até grandes propriedades.
Para que é utilizado o mapeamento com drones?
O mapeamento aéreo tem sido utilizado por várias áreas diferentes, como:
- supervisão de áreas de plantio na agricultura;
- projetos de estradas;
- mineração;
- construção civil;
- meio ambiente;
- área Imobiliária.
Quais os benefícios do mapeamento aéreo com drones?
Antes da popularização dos drones, esse tipo de serviço era realizado por aeronaves e helicópteros. Porém, com a chegada desse equipamento, as empresas estão demandando cada vez mais pilotos de aeronaves não tripuladas, devido às vantagens que oferecem, como:
1 — Maior precisão
O mapeamento aéreo realizado por aeronaves remotamente controladas se torna mais preciso, pois esses equipamentos conseguem acessar áreas mais difíceis, como encostas, erosões, deslizamentos, áreas em mineradoras e etc.
2—Detalhamento
A riqueza de detalhes é um dos principais benefícios do mapeamento aéreo com drones. Por realizarem voos mais baixos que aviões tripulados, eles conseguem gerar imagens perfeitas que alcançam até 1 cm de detalhamento do solo.
3— Redução de custos
Os drones são controlados por um único piloto no solo. Então, além de não demandar uma equipe extensa para o mapeamento, o custo para utilização do equipamento também é bem menor.
4—Agilidade
O mapeamento aéreo realizado por fotogrametria é muito mais rápido do que aquele feito por topografia.
Por exemplo, um serviço realizado com instrumentos topográficos, como GPS e teodolito, leva em média duas semanas para ser finalizado. Com os drones, o mesmo serviço é feito em um único dia.
Quais os drones mais usados no mapeamento aéreo?
Para saber por que equipamentos que serão citados a seguir então entre os drones mais usados no mapeamento aéreo, é necessário entender o que define um bom equipamento.
Ele consiste em uma aeronave capaz de realizar um voo com segurança, independentemente das circunstâncias de voo, além da necessidade de oferecer uma captura de imagens de qualidade, que possam ser aplicadas em diferentes cenários.
Confira os drones mais usados no mapeamento aéreo:
1 – Mavic 2 Pro
O DJI Mavic 2 Pro, equipamento disponível na NW Drones, é o campeão da lista. Ele é um Drone que incorpora todas as tecnologias avançadas e exclusivas da DJI, em um tamanho compacto.
O aparelho conta com 24 núcleos de computação de alta performance, um sistema de transmissão totalmente novo, com até 8 km de alcance (desobstruído e livre de interferência), autonomia de até 31 minutos.
Esse drone vem equipado com a nova câmera Hasselblad L1D-20c, que capta imagens aéreas de 20 megapixels, em alta qualidade de cores.
Além disso, os sensores de obstáculos aparecem em todos os lados da aeronave, para maior segurança durante o voo.
2 – Mavic Air
A escolha do Mavic Air exige um investimento menor que o Pro, porém, o equipamento fica atrás nos quesitos câmera e autonomia – a não ser que você adquira um plus: o combo FlyMore!
O equipamento é compacto, pouco maior que o de um smartphone. Ele possui uma velocidade máxima de 42,5 mph, mais rápida que o Pro, e pode voar cerca de 21 minutos com uma única carga, excedendo 6 milhas de viagem.
Além disso, esse drone é capaz de resistir a ventos de até 24 mph, sendo estável mesmo quando pairando.
As fotos são de 12MP nítidas. O modo HDR (High Dynamic Range) fornece maior luminosidade e detalhes extras em situações de baixa e alta iluminação.
3 – DJI Phantom 4 RTK
A DJI repensou sua tecnologia de drones do zero, revolucionando seus sistemas para atingir um novo padrão para precisão de drones – oferecendo aos clientes do Phantom 4 RTK dados com precisão de centímetros, enquanto exigem menos pontos de controle de solo.
Sua velocidade Horizontal máxima é de 31 mph e o tempo máximo de voo é de 30 minutos. Para aproveitar ao máximo os módulos de posicionamento do Phantom 4 RTK, o novo sistema TimeSync foi criado para alinhar continuamente o controlador de voo, câmera e módulo RTK.
Além disso, o TimeSync garante que cada foto use os metadados mais precisos e corrige os dados de posicionamento, otimizando os resultados de métodos fotogramétricos e permitindo que a imagem alcance dados de posicionamento em nível de centímetro.
Gostou de conhecer os drones mais usados no mapeamento aéreo? Confira os modelos de drones e acessórios disponíveis na NW Drones.