10 minutos de leitura

Como escolher um drone? Veja 7 dicas para comprar certo

Com a chegada dos drones ao mercado brasileiro, a busca pelo equipamento se tornou cada vez mais comum e de fácil acesso. E com a quantidade de modelos e diferentes usos, encontrar um VANT bom e barato também tem se tornado o sonho de consumo de muita gente.

Porém, a escolha de um equipamento de qualidade pode ser bastante complexa, principalmente para quem não possui muito conhecimento sobre o aparelho.

Pensando nisso e para facilitar sua procura, o blog da NW Drones separou algumas dicas de como escolher um drone de qualidade e com o melhor custo e benefício, além de algumas regras sobre a legislação desses aparelhos para o melhor uso deles. Confira!

Drone bom e barato, o que analisar antes da compra?

Existem diversos modelos de drones disponíveis no mercado atualmente, sendo esse um fator que pode gerar bastante dúvida na hora da compra. E, em geral, essa escolha deve considerar especificações técnicas, recursos e tecnologias dos aparelhos.

homem fazendo compras online com um cartao de credito em maos

Além disso, também é necessário saber quais são os seus objetivos para o uso do aparelho, para serem analisadas características específicas para a sua finalidade, além de ter um drone que atenda com as suas expectativas.

Questões como tempo de bateria, qualidade de câmera e alcance de voo também são determinantes na hora de escolher o modelo de VANT. Por isso, para que você saiba o que analisar antes de adquirir um drone, considere algumas questões como:

1. Objetivo de uso do VANT

Entender com precisão onde e como seu equipamento será usado é um primeiro passo importante para a escolha do modelo. Independentemente do preço, dependendo de como o drone será usado, gastar valores exorbitantes pode ser totalmente desnecessário.

engenheira controlando drone

Por exemplo, no campo da agronomia, drones mais simples e com uma boa qualidade de câmera já são suficientes para, por exemplo, verificação de terreno. O mesmo serve para a engenharia civil quando se trata de inspeção de edificações.

Para fotos e filmagens mais convencionais, VANTs de valores mais baixos ou médios são os mais interessantes, já que alcançam boas altitudes e conseguem fazer registros de ótima qualidade e com total estabilidade.

2. Tempo de bateria

As opções de maior capacidade de uso encontrados à venda atualmente, geralmente, atingem um tempo médio de duração de sua bateria de cinco até 30 minutos. Sendo que os modelos mais econômicos costumam ter duração um pouco menor.

baterias-hub-de-carregamento-cabo

Portanto, se o seu uso for profissional, como por exemplo na utilização de VANTs para pulverização, o ideal é buscar por um aparelho que ofereça uma carga de energia que possibilita maior tempo de uso ou até mesmo baterias extras para garantir um bom resultado do trabalho.

Leia também: Cuidados com as baterias do drone para que ela dure mais

3. Qualidade da câmera

Alguns equipamentos já vêm com câmera embutida, mas também é possível encontrar modelos no qual o componente vem como um acessório removível, que pode ser substituído pelo usuário sempre que necessário. E para quem está em busca de maior economia na compra, existem modelos que dispensam totalmente as câmeras.

camera do drone dji mavic 3 pro

Caso ela seja fundamental para o seu objetivo, seja ele profissional ou recreativo, é preciso avaliar a qualidade de gravação. Existem equipamentos que possuem câmeras com resolução 4K, suporte HDR e formato RAW para fotografia, e as famosas câmeras termais, todos voltados para o uso profissional.

Mas também existe a possibilidade de encontrar alternativas mais simples, em modelos com câmeras em resolução High Definition (HD), para quem procura apenas um equipamento de uso recreativo. Todas também de ótima qualidade.

4. Alcance de comando de voo

O alcance indica qual a distância que o drone pode chegar, respondendo aos seus comandos sem que perca sinal entre o VANT e o controle remoto. Essa medida pode variar muito, indo de cerca de 100 metros, para os equipamentos mais simples e baratos, até 5 km, para os modelos de grande porte e maior capacidade de utilização de acessórios.

homem controlando drone a distancia

As frequências utilizadas em VANTs operam seus sinais em diferentes frequências, como 2.4 GHz ou 5.8 GHz, e podem usar tecnologias como Wi-Fi, Bluetooth ou transmissão de sinal proprietária (tecnologia de comunicação desenvolvida e utilizada por um fabricante específico para transmitir dados entre dispositivos).

Compreender quais são e como funcionam essas frequências e tecnologias, mesmo que de forma mais superficial, ajudará bastante a ter uma ideia muito melhor do alcance esperado para o uso do aparelho.

5. Tamanho e dimensões do aparelho

Para quem pretende usar o drone para registrar passeios e viagens, o tamanho do equipamento é um fator importante a se considerar. Há equipamentos extremamente compactos, que podem ser facilmente guardados e transportados, sem que pese muito na mochila ou atrapalhe o passeio.

drone dji mini 3 pro sendo carregado no bolso

VANTs de pequeno porte, normalmente usados por iniciantes ou entusiastas, apresentam envergadura de cerca de 20 a 30 centímetros. Para quem já tem certo conhecimento de uso, mas também o utiliza com objetivos de lazer, drones intermediários costumam apresentar envergadura de cerca de 30 a 50 centímetros.

Ambos oferecem bastante estabilidade e recursos interessantes de filmagem e fotografia, além de um tamanho bastante prático para armazenamento, facilitando o transporte.

6. Acessórios extras

Muitos dos pontos mencionados anteriormente podem ser melhorados com acessórios extras que podem ser acoplados à estrutura do aparelho. Para isso, é necessário verificar se existe alguma compatibilidade do equipamento adquirido.

drone dji avata e seus acessorios sobre uma base de metal

Para quem busca um drone bom e barato, geralmente pode encontrar aparelhos mais simples que não oferecem muitas opções de acesso a novas funções, e optar por adquirir acessórios ao longo do tempo.

Entre os principais acessórios temos: filtros físicos (filtros ND) para lentes, extensor de trem de pouso e suporte de câmera para diferentes modelos podem ajudar muito a aumentar o uso do equipamento e oferecer mais opções para diferentes objetivos.

7. Modos de voo e recursos de pilotagem

Já para quem está no processo de escolha do seu primeiro drone, ter em mãos modelos mais simples e dinâmicos acaba sendo uma opção muito mais interessante.

pilotagem do drone com o controle

Existem alguns modelos disponíveis no mercado que possuem modos de voo e manobras pré-definidas. Esses recursos pré-definidos são usados em casos de perda de controle do aparelho por altas distâncias, por exemplo. Entre os principais, as funções “seguir automaticamente o piloto” ou “retornar ao ponto de origem do voo a partir de coordenadas de GPS” acabam sendo extremamente úteis.

Tais funcionalidades podem facilitar a adaptação e o aprendizado, além de dar mais segurança ao usar o aparelho, permitindo que o piloto foque sua atenção em outros pontos e possa se divertir no processo sem grandes preocupações.

Legislação sobre drones no Brasil

Para você que quer comprar um VANT, terá que pensar não apenas em qual modelo escolher, mas também na necessidade de cadastro na ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).

fachada anac

Segundo a legislação, em caso de uso recreativo, para modelos com peso máximo de decolagem (PMD) menor do que 250g, não é necessária uma autorização de voo. Agora, caso o uso seja profissional, é necessário realizar o cadastro no Sistema de Aeronaves não Tripuladas (SISANT), no próprio site da ANAC.

Para o cadastro necessário acessar o site da SISANT ou ANAC e efetuar sua inscrição inserindo:

  • Dados pessoais (nome, endereço, CPF, e-mail);
  • Dados de pessoa jurídica (CNPJ), se for o caso;
  • Dados da aeronave (nome, modelo, fabricante, número de série e foto que identifique a aeronave);
  • Determinar uma combinação de nove dígitos, que será o número da identificação do equipamento e deverá ser fixado na aeronave em local visível;
  • Foto da aeronave;
  • Número de série do equipamento ou qualquer outro sinal que possa diferenciá-la.

Com esse cadastro totalmente efetuado, o sistema de qualquer agência irá gerar uma certidão de porte obrigatório que deverá estar presente e com fácil acesso em todas as operações de uso do VANT. Se preferir, você pode assistir no YouTube o nosso tutorial detalhado sobre como fazer o cadastro de um drone.

Além dos fatores de registro, uma boa ideia para casos de uso profissional é ter um seguro. Já falamos sobre esse assunto aqui no blog onde ensinamos o porquê você deve fazer um seguro para drone. Vale a pena conferir!

NW Drones: onde você encontra informações certas sobre drones

E aí, gostou de nossas dicas? Agora que você já sabe como escolher um drone com o melhor custo e benefício para as suas intenções de uso, aproveite também para conhecer os melhores métodos de como avaliar um VANT antes de comprar o seu aqui no blog da NW Drones. Continue acompanhando nossas postagens para mais informações como essa!

fachada de entrada nw drones
Avalie este post
Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
Feedbacks Inline
Ver todos os comentários
0
Deixe um comentário!x