7 minutos de leitura

Câmera multiespectral: conheça as funcionalidades para uso em drones!

Você já ouviu falar sobre câmera multiespectral? Ela é um dos tipos utilizados em drones, principalmente quando o assunto é agricultura. Isso porque esta tecnologia precisa ser de ponta, para realizar uma análise do terreno como um todo.

drone-phantom4

Por exemplo, atualmente, agricultores aproveitam-se do drone para realizar mapeamento e topografia de diversos terrenos. Outro modelo usado também é de câmeras com sensores RGB. Mas, para saber qual é o melhor, vai depender do porquê você está usando e qual a finalidade com a implementação da tecnologia.

Para saber mais sobre a câmera multiespectral e qual das duas você deve escolher, continue a leitura e confira o que é, quais os diferentes tipos, como você pode incorporá-la no seu trabalho e qual escolher!

O que é câmera multiespectral?

Como o próprio nome já sugere, a câmera multiespectral consegue capturar diversos espectros de um local. Ou seja, capta informações que, a olho nu, não conseguimos identificar.

camera-multspectral-dji

Ela possui diversos sensores e filtros, que interagem com as plantas por meio da luminosidade. Com isso, consegue capturar ondas verdes, amarelas, vermelhas e bem parecidas com o infravermelho, permitindo que especialistas consigam identificar diversas características das plantas.

Leia também: Suporte De Câmera Para Drones — Como Escolher o Seu!

Para que serve a câmera multiespectral?

Com o uso da câmera multiespectral, profissionais da agricultura conseguem entender qual é o estado nutricional da planta, somente com as faixas de imagem capturadas, servindo como uma espécie de “raio-x”. Elas são ótimas aliadas para uma avaliação mais precisa da saúde do seu cultivo.

camera-multiespectral-caracteristicas

Com as câmeras multiespectrais em drones, é possível entender se uma planta está ou não realizando o processo de fotossíntese. Isso porque a clorofila, composta de pigmentos verdes, reflete parte dessa luz.

Ao passar a câmera perto de uma planta que esteja nesta fase, a imagem ficará verde. Se voltar amarela, há algum tipo de problema e vermelho indicam plantas com nenhum desenvolvimento, ou a ausência da vegetação.

Isso pode te auxiliar em identificar problemas e tratá-los antes que eles possam atingir grande parte do seu cultivo e te levar a prejuízos financeiros maiores do que o esperado.

Conheça os diferenciais da câmera multiespectral

Com uma câmera multiespectral, como falamos acima, você consegue identificar em qual estágio o seu plantio se encontra. Com isso, é possível traçar um plano de ação para o seu cultivo, determinando o que já pode ser colhido, o que ainda precisa de cuidados e o que já não dá para ser salvo, por exemplo.

camera-multiespectral-diferenciais

Este é um dispositivo tecnológico que irá se aliar ao conhecimento humano, trazendo dados que você não conseguiria ter se dependesse apenas do que o olho humano consegue ver.

Ela também consegue gerar os índices vegetativos, como o NDVI, Índice de Vegetação por Diferença Normalizada, e o NDRE, utilizado para verificar o teor de clorofila nas plantas. Diferente da câmera RGB, que te dá uma imagem normal, como uma gravação de um vídeo das plantas, esse você consegue ver mais a fundo, aumentando a produtividade.

camera-multiespectral-ndre-rgb

Após a sua leitura, confira quais são os 6 aplicativos que transformam o uso desse drone

Diferenças entre sensor RGB e multiespectral

O sensor RGB, como também é chamado, funciona com o sistema de cores: vermelho, verde e azul, bastante utilizado na captação de imagens. É o gradiente de cores que vemos em câmeras normais, como as de celular, por exemplo.

As imagens saem igual ao que estamos acostumados a ver a olho nu. Dessa maneira, a captação das imagens acontecerá da forma que estamos acostumados a vê-las, com reprodução exata das cores reais.

Esse modelo de câmera, diferente da multiespectral, é bastante usada na agricultura, também, mas principalmente na topografia, utilizada na avaliação de terrenos, medir as áreas e distância, realizar mapeamentos com drones, entender se há algum problema durante o plantio e mais outras inúmeras utilizações.

camera-multiespectral-utilizacoes

A grande maioria dos drones comercializados utilizam desse sensor, já que oferecem uma avaliação mais superficial e simplificada do plantio. O que é bastante diferente das câmeras multiespectrais, que trazem dados e imagens mais detalhados.

Entre as câmeras multiespectral e RGB, qual escolher?

A resposta mais clara é: depende. Tudo vai depender de qual será a sua utilização no plantio. Se você precisa de imagens mais simples, que você não conseguiria fazer de maneira mais acessível, somente com o drone, a RGB é uma ótima escolha.

Agora, se você busca uma tecnologia mais avançada, que te ajudará na análise e manutenção de sua colheita de maneira que você não conseguiria fazer em “larga escala”, sem a ajuda de um drone, com informações mais específicas: a multiespectral é a melhor escolha!

camera-multiespectral-rgb

No entanto, saiba: é possível encontrar modelos que possuem os dois tipos de sensores. Porém, também é comum encontrá-los a preços mais competitivos do que somente um ou outro sensor. Dependerá da sua necessidade.

Confira: 5 Dicas Para Prospectar Serviços De Mapeamento Com Drones!

Veja alguns exemplos de câmeras multiespectrais em drones

Na NW Drones, você encontra diversos modelos de drones profissionais da marca DJI. Dos mais variados preços, a melhor opção é o DJI Phantom 4 Multiespectral. Dispositivo focado 100% para a atividade agrícola, ele capta a informação sobre a saúde do seu cultivo.

camera-multiespectral-drone-phantom4

Neste modelo, o drone capta as informações tanto em RGB, quanto com a multiespectral, trazendo as faixas azul, verde, vermelho, borda vermelha e infravermelho.

Ainda conta com tecnologia RTK – Real Time Kinematic, que garante precisão no posicionamento do drone, deixando os voos em seu plantio mais eficientes, conseguindo identificar, se for o caso, exatamente o local no qual o problema está acontecendo.

camera-multiespectral-detalhes

Gostou de saber mais sobre as câmeras multiespectrais dos drones? Leia mais sobre o assunto em Como pilotar um drone? 10 dicas e cuidados para iniciantes em nosso blog!

4/5 - Total de Avaliações: 1
Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
Feedbacks Inline
Ver todos os comentários
0
Deixe um comentário!x