4 minutos de leitura

4 Aplicativos de Voo Automatizado— Utilize no Mapeamento Aéreo

Os Drones permitem um mapeamento aéreo rápido, com detalhes e baixo investimento. Para facilitar ainda mais o trabalho, os aplicativos de voo automatizado são uma ótima solução. 

Pensando nisso, a NW Drones reuniu quatro recomendações de aplicativos para que você possa utilizar na hora de coletar informações sobre uma área territorial.

Por que usar aplicativos de voo automatizado?

O uso de aplicativos de voo automatizado são úteis para diversas áreas, seja para projetos de topografia, georreferenciamento ou construção. Esses aplicativos permitem a delimitação exata da faixa territorial a ser analisada, o que torna o trabalho do drone muito mais preciso. 

Veja agora os quatro aplicativos para drone de voo automatizado

Conheça os principais aplicativos e descubra qual o melhor para as necessidades do seu projeto!

1 — PIX4D Capture

Desenvolvido pela empresa suíça PIX4D, o aplicativo de voo automatizado possui um sistema operacional compatível tanto para Android quanto para IOS. Essa característica permite acessibilidade mobile para diversos modelos. 

Os modelos de drone que são compatíveis com o aplicativo são:

  • drone Dji Inspire 2: modelo resistente às condições climáticas extremas, o que é conveniente para regiões onde existem tempestades e rajadas de vento. A NW Drones possui a versão combo do modelo, para quem busca explorar todas as funcionalidades do vant;
  • drone DJI Matrice: composto por sensores frontais, inferiores e superiores. Além, é claro, de alta segurança de dados.

O aplicativo ainda permite a captação de estruturas 3D, como casas, prédios e outros tipos de construções. O que é ótimo para quem deseja realizar captações em áreas urbanas. 

2 — Drone Deploy

O Drone Deploy é uma opção indicada para os profissionais que gostam de delimitar o mapeamento por meio de desktop. Além de ser compatível com os sistemas Android e IOS, o aplicativo também pode ser utilizado por computadores. 

Os modelos de Vant compatíveis com o app são os seguintes:

  • Mavic Air: compacto e com grandes recursos, possui modo HDR (High Dynamic Range) que fornece maior luminosidade e detalhes extras em situações de baixa e alta iluminação. Confira o vídeo de demonstração do Drone DJI Mavic Air 2
  • Matrice 600 Pro: a qualidade de vídeo do modelo é impressionante, as portas mini-HDMI, USB e 3G-SDI suportam uma saída de vídeo de até 1080p/60fps. Além disso, tem um desempenho seguro e preciso.

3 — Skydrones

As empresas brasileiras também têm se destacado no meio do mercado de aplicativos de voo automatizado. 

A marca, além de produzir os próprios modelos de vants, desenvolveu seu próprio aplicativo, com uma interface prática e intuitiva que foi bem recebida pelos usuários — principalmente por contar com uma versão originalmente em português. 

Além disso, se engana quem pensa que a marca seria restrita somente aos seus modelos.  A compatibilidade com o sistema operacional se estende aos modelos:

  • Matrice 100;
  • Matrice 600;
  • Inspire 1;
  • Phantom 3 Standard/ Advanced/ Pro;
  • Phantom 4 Standard/Pro.

4 — DJI Ground Station PRO

Um dos sistemas operacionais disponíveis no mercado mais restritivos, porém produzido pela renomada DJI. Além de ser compatível somente para o uso de IPads ( Air, Air 2, Mini 2, Mini 3, Mini 4 e Pro), só é possível utilizar o aplicativo com os vants da marca.

  • Mavic: Mavic 2 Pro/ Zoom e Mavic Pro;
  • Phantom: Phantom 3 Standard/4K, Phantom 4 /Pro/ Advanced/ V2.0;
  • Inspire: 1 e 2;
  • Matrice: Matrice 100, Matrice 200, Matrice 210/ RTK e Matrice 600/Pro.

Quais são as vantagens do mapeamento aéreo com drones

Antes da popularização do uso de drones para a realização do mapeamento de áreas, era necessário um grande desempenho de esforço e investimento. 

Isso acontecia pois era necessário reunir uma equipe de profissionais para a captação de informações por meio terrestre e, quanto maior era a área, maior o tempo e o número de integrantes da equipe. 

Em casos mais complexos, era preciso utilizar aviões. No entanto, havia uma grande distância do solo, o que prejudicava a qualidade das imagens. 

Com a utilização dos drones, algumas das vantagens que surgiram foram:

  • exatidão de captação: devido às habilidades de realizar voos próximos ao chão e também com grande altitudes, os vants permitem uma delimitação exata de área para capturar as imagens;
  • agilidade: alguns modelos são capazes de atingir alta velocidade de voo, isso possibilita um trabalho rápido, principalmente em conjunto com câmeras digitais com grande nível de captação de fps. Dessa forma, não altera-se a qualidade das fotos que são tiradas;
  • possibilidade de monitoramento de área urbana: os prédios e casas não são um empecilho para modelos mais profissionais de drones, com os diversos sensores é possível realizar voos precisos sem risco de colisão. Assim, permite-se o monitoramento de crescimento urbano e desenvolvimento das cidades de forma detalhada. 

Agora você está preparado para utilizar os aplicativos de voo automatizado e saberá qual deles é o mais adequado para o seu projeto. Para aprimorar suas captações, conheça o guia DJI sobre drones, câmeras e acessórios.

Avalie este post
Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
Feedbacks Inline
Ver todos os comentários
0
Deixe um comentário!x