2 minutos de leitura

Acidentes Com Drones — 3 Erros Que Podem Causar Quedas

Pilotar drones pode parecer uma tarefa simples, já que o aparelho é utilizado de forma recreativa por muitos amadores. Porém, alguns erros no momento da pilotagem podem aumentar o risco de acidentes com drones, causando queda do aparelho, que podem gerar acidentes e prejuízo. 

Quer saber quais são os maiores erros ao conduzir os drones? Confira o artigo!

Quais os principais erros que podem causar acidentes com drones?

Ao utilizar um VANT, é fundamental um pensamento estratégico e algumas análises básicas, a fim de evitar qualquer tipo de acidentes com drones. Entre os principais pontos para se atentar estão:

1 – Falta de atenção nas condições climáticas

As condições climáticas para voo com drones devem ser observadas, pois podem ser responsáveis por provocar quedas. Por isso, antes de qualquer planejamento com o equipamento, é preciso verificar o clima. 

As condições climáticas em que os voos devem ser evitados são:

  • ventos muito fortes;
  • raios;
  • probabilidades de chuva.

2 – local inadequado de voo

Analisar o perímetro no qual pretende alçar voo é fundamental. É necessário evitar locais que possuam as seguintes condições:

  • campo eletromagnético –  podem causar uma desregulagem do Compass e deixar o Drone desorientado;
  • torres de alta tensão e antenas de transmissão – são estruturas que podem ser altamente nocivas para o Drone;
  • local próximo a aeroportos e aeroclubes – tais locais contam com uma proibição da ANAC (Autoridade Nacional de Proteção Civil), já que podem causar acidentes gravíssimos;
  • locais fechados, como casas e escritórios – voar com drones nesses ambientes pode causar um dano no equipamento com maior facilidade. Além disso, há uma chance maior de causar acidentes e lesões a outras pessoas.

3 – Voos fora do campo de visão

Ao comprar um drone e aprender sobre o equipamento, é comum que a excitação inicial faça com que a vontade de testar os limites do equipamento ocorram e, com isso, sejam feitos voos fora do campo de visão. Porém, caso isso ocorra, pode ser extremamente perigoso, devido ao risco de acidentes com drones.

Além disso, é necessário se atentar às regras existentes no Brasil sobre o uso do equipamento. Atualmente, a altura permitida pela Agência Nacional de Aviação Civil para o voo é de 400 pés do chão, ou seja, cerca de 120 metros.

Gostou de saber quais são os erros mais comuns que podem causar acidentes com drones? Confira também as dicas de cuidados com drones para mantê-los em boas condições.

 

 

Avalie este post
Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
Feedbacks Inline
Ver todos os comentários
0
Deixe um comentário!x