O mercado de drones vem crescendo e se popularizando cada vez mais. Segundo dados da ANAC, até setembro de 2020 houve um crescimento de 150% no cadastramento de drones no país em relação a 2017. Olhando para esse cenário, será que vale a pena investir em drones?
Vale a pena Investir em Drones? Conheça as principais áreas
Em um mercado que se amplia e se consolida a cada dia, é necessário avaliar em qual área deseja atuar para saber se vale a pena investir em drones.
Segundo a consultoria Gartner, o setor de construção civil, um dos primeiros a adotar o uso dos drones, deve ser o que irá representar o maior número de uso e vendas de drones no mundo inteiro.
A estimativa é que as remessas para esse segmento dobrem até 2023, com os equipamentos sendo utilizados para:
- mapeamento de terrenos;
- gerenciamento de terraplanagens;
- inspeções prediais.
Com o mercado aquecido e crescente, é necessário se especializar e se dedicar, para que tenha um destaque no mercado e saia à frente da concorrência. Dessa forma, é possível afirmar que vale sim investir em drones.
Além da construção civil, também existem as seguintes áreas em destaque:
1. Mapeamento imobiliário
Os drones podem ser usados para avaliar o ambiente de construção, ajudando a melhorar a precisão dos dados do espaço.
2. Monitoramento e segurança
Quando se trata de vigiar e monitorar áreas muito extensas, os drones são tecnologias essenciais. Isso porque ele pode voar por um tempo constante, consegue acessar áreas que são difíceis e, além disso, essa varredura pode ser feita de forma rápida.
3. Planejamento e acompanhamento de agronegócio
É comum o uso de drones também em plantações, seja para o acompanhamento do crescimento, possíveis falhas na colheita e plantio ou, até mesmo, para pulverização.
4. Cobertura de eventos
Provavelmente esta é a utilidade para drone mais conhecida por todos. Os drones são excelentes equipamentos para a cobertura de eventos em áreas abertas, sem gerar grandes custos.
O equipamento pode ser utilizado tanto na gravação de filmagens, quanto na captura de imagens aéreas.
Gostou de saber se vale a pena investir em drones? Confira também o artigo sobre como precificar os serviços com drones.