A fotogrametria é uma ciência aplicada que tem como objetivo extrair de fotografias métricas, além das formas e dimensões presentes no área delimitada, onde são coletadas as fotos. A ciência passou a contar a partir da década de 70, com a utilização de sensores para maior precisão e hoje, a fotogrametria com drones têm ganhado cada vez mais força.
Quer entender como funciona o uso do equipamento para o exercício dessa atividade e como ele revolucionou sua forma de execução? Então leia o artigo e descubra.
O que é fotogrametria com drones?
A fotogrametria com drones consiste na captação de imagens aéreas de grandes áreas em alta qualidade, de forma que seja possível identificar os mais pequenos detalhes do solo.
Através dessas imagens é possível:
- realizar análise de movimentações de solo;
- realizar análises cartográficas com intuito de mapeamento.
- reprodução de modelos realísticos 3D de uma área específica.
A utilização ainda abrange áreas diversas, como: agricultura, cartografia, engenharia e ciência.
Como funciona a fotogrametria com drones?
A fotogrametria é utilizada para análise de grandes áreas, então, a utilização dos VANTS permite uma economia de tempo e dinheiro. Já que antes da popularização do equipamento, era necessário utilizar aeronaves com sensores específicos para a atividade.
Dessa forma, há algumas décadas, a fotogrametria acabava sendo utilizada somente por grandes empresas que possuíam muitos recursos financeiros.
A captação é feita através da delimitação de uma área e a definição de uma rota de captura, utilizando ferramentas de voo automatizado específicas para drones. Dessa forma, somente a área delimitada terá suas imagens captadas, tornando o trabalho preciso e minucioso.
Quais acessórios são necessários para realizar a fotogrametria?
Para uma captação imagens de qualidade e voo seguro, são recomendados:
- estabilizadores para imagens aéreas;
- drone com câmera;
- drones específicos para mapeamento;
- extensor de trem de pouso;
- cartão de memória;
- power bank (principalmente em áreas muito extensas).
Agora que você já sabe como a fotogrametria com drones funciona, saiba quais os melhores aplicativos de voo automatizado para utilizar no seu mapeamento aéreo.