Aproveitando o lançamento do novo drone DJI Mavic 2 Enterprise Advanced analisamos as diferenças entre ambos os drones da marca que incorporam duplo sensor térmico e de imagem RGB.
Mesmo chassis, interior revolucionário
Ambos os modelos se baseiam no design do Mavic 2 Enterprise conservando duração de bateria, tempo de voo e transmissão de sinal com distâncias similares, porém, as diferenças mais sensíveis estão nas câmaras e sensores incorporados que melhoram a resolução tanto térmica como de imagem RGB.
As diferenças chave entre o Mavic 2 Enterprise Advanced e o Dual são:
O Mavic 2 Enterprise Advanced reúne as melhores características dos modelos anteriores
Este drone potente e portátil marca uma nova era para a serie Mavic 2 Enterprise, tirando tudo o que era bom no Mavic 2 Enterprise Dual e Zoom. Talvez a maior diferença entre os três drones sejam as suas câmeras, ou melhor, a qualidade delas. Tanto o Mavic 2 Enterprise Advanced como o M2E Dual têm sensores visuais e térmicos, e o Mavic 2 Enterprise original tem um sensor visual com capacidades de zoom.
Em primeiro lugar, o sensor térmico.
Quando se lançou o Mavic 2 Enterprise Dual em 2018, proporcionou uma solução térmica integrada num drone portátil e leve. Depois de reclamações, de alguns sectores, sobre a sua pequena resolução térmica de 160 × 120 a 9 Hz, talvez de esperar, dado o tamanho do Mavic. Outro inconveniente foi que o sensor térmico não era radiométrico e, por isso, não aceitava o formato R-JPEG.
Porém, o Mavic 2 Enterprise Advanced aborda tudo isto, graças a sua resolução térmica HD de 640 x 512 px a 30Hz. Este é um aumento de 17 vezes nos píxels efectivos! o que o torna comparável à resolução térmica de sensores de nível superior como o H20T e o XT2!
O Mavic 2 Enterprise Advanced também é radiométrico e, por isso, pode capturar imagens em R-JPEG. Este formato tem dados de temperatura incrustados em cada píxel e as imagens R-JEPG capturadas pelo Advanced podem ser analisadas através da ferramenta de análise térmica da DJI.
Como vantagem adicional, o Mavic 2 Enterprise Advanced é capaz de um zoom térmico de 16x, uma função que não está disponível em Dual, e pode ser usado para apoiar o pós-processamento.
Câmara visual
Em termos de sensores visuais, o Mavic 2 Enterprise Advanced destaca-se graças à sua capacidade para capturar imagens de 48MP. Quatro vezes maior do que as capacidades de imagem de 12MP do M2E Dual e do Mavic 2 Enterprise (Zoom) original. O Advanced também conta com um sensor visual de 1/2″ plugada, em comparação com o sensor de 1/2.3″ do Dual e Zoom. Quando se trata de zoom, o Mavic 2 Enterprise original tem capacidade de zoom óptico 2x e zoom digital 3x, enquanto o Dual tem 4x digital. Em comparação, o Advanced tem um zoom digital de 32x e um zoom sem perda de 4x (quando se usa o modo de vídeo FHD). Isto permite que os operadores fiquem mais separados, à medida que se aproximam da ação, como mostra este vídeo.
Em essência, o Mavic 2 Enterprise Advanced tira o melhor das funções da câmara dos seus predecessores integrando-as num só drone. Imagens visuais de alta resolução, Sensor termal, e tudo com maiores capacidades que antes.
E como uma vantagem adicional, os operadores podem trocar as vistas, entre térmica, real ou de vista dividida para diferentes necessidades do projeto; um luxo que não se oferece no M2E Dual ou Zoom.
Rendimento de voo com precisão centimétrica
A grande diferença aqui entre o Mavic 2 Enterprise Advanced e os seus irmãos maiores é a capacidade de integrar um novo módulo RTK.
Porque é que é uma vantagem?
O módulo RTK permite aos operadores uma precisão de um centímetro e admite NTRIP, o que faz com que o drone seja ideal para inspeções de linhas eléctricas, já que aumenta a confiabilidade em áreas de alta interferência eletromagnética.
O módulo também permite a criação de até 240 pontos de referência, o que permite missões de inspeção automatizadas e detalhadas em ambientes complexos. Em comparação, o M2E Dual pode criar até 99 waypoints. Tendo em conta que o módulo RTK deve ser comprado em separado, este acessório diferenciará o Mavic 2 Enterprise Advanced dos seus predecessores.
Noutras áreas de rendimento de voo, os três drones compartem rasgos similares, salvo alguns ajustes e melhorias. Por exemplo, o Mavic 2 Enterprise Advanced tem velocidades de subida e descida ligeiramente mais rápidas, o que o converte num drone um pouco mais ágil.
Mas os três atingem um máximo de 72 kph (45 mph) para alcançar a velocidade máxima; têm um tempo máximo de voo de 31 minutos; têm baterias de auto aquecimento para permitir o funcionamento em temperaturas que oscilam entre -10° C e 40° C, e beneficiam do OcuSync 2.0 para transmissões até 10 km (FCC) / 6 km (CE).
Segurança / encriptação de dados
Assim como o desempenho de voo, todos os três drones da série Mavic 2 Enterprise partilham modos e funções para manter a segurança dos dados e dos voos. Estas incluem:
- DJI AirSense
- Criptografia AES-256
- Modo discreto
- 24 GB de armazenamento de dados a bordo
- Protecção de password
- Detecção omnidireccional de obstáculos
Compatibilidade com os acessórios Enterprise
Para melhorar o rendimento de voo, os três drones Mavic 2 Enterprise são compatíveis com o controlador inteligente (Smart controller) DJI. De facto, o Mavic 2 Enterprise Advanced só é compatível com o controlador inteligente, enquanto o Dual e o Zoom também se podem operar através de um controlo remoto separado (sem écran). Como referência, o controlador inteligente DJI conta com um écran incorporado ultra-brilhante de 5,5 pulgadas e 1080p que mostra imagens nítidas, inclusivamente nos ambientes mais desafiantes.
Os três drones Mavic 2 Enterprise também se podem integrar com os acessórios modulares de alto-falante, base rtk para aumentar a produtividade e flexibilidade da missão. A caixa protetora, a tampa da porta estendida, a bolsa de acessórios, as baterias, as hélices, os carregadores e a estação de carregamento podem ser utilizadas para a série Mavic 2 Enterprise.
A série DJI Mavic 2 sempre foi tão popular quanto inovadora.
Os modelos Mavic 2 Pro e Mavic 2 Zoom, estabeleceram um novo standard para a fotografia aérea com drones, e foi seguido pelo Mavic 2 Enterprise (Zoom), que transformou esta série em plataformas comerciais dedicadas a drones.
Agora a DJI elevou a barra novamente com o DJI Mavic 2 Enterprise Advanced.
As especificações da câmara, com sensores térmicos e visuais melhorados e capacidades de zoom mais potentes, assim como o módulo RTK adicional, apresentam aos operadores uma solução de drones portáteis verdadeiramente poderosa, que custará menos que um M300 RTK.
Talvez a maior vantagem do Advanced, em comparação com o Dual e Zoom, é o facto de hospedar todas estas actualizações. O Mavic 2 Enterprise Dual e o Zoom são drones decentes, e foram populares nas áreas de inspeção e segurança pública, mas não eram o pacote completo.
O Advanced atenua isso, oferecendo os principais recursos do Dual e Zoom num drone melhorado, proporcionando imagens térmicas de alta qualidade, zoom potente e imagens visuais de alta resolução numa solução completa e tudo em um.