Drones com câmeras térmicas acopladas são utilizados em diversos setores e oferecem vantagens para a construção civil, busca e salvamento, vigilância, segurança, agricultura, inspeção e outros.
Toda essa versatilidade e robustez faz com que o equipamento tenha funcionalidades que contribuem com a agilidade e precisão das atividades executadas. Continue a leitura e descubra como os drones com câmera térmica podem auxiliar o seu dia a dia nos registros de imagens, conheça as funcionalidades e entenda as vantagens de usar esse equipamento na sua empresa!
Câmera térmica para drone: saiba como funciona!
O calor e a luz são partes do espectro eletromagnético, no entanto, um equipamento que consegue detectar a luz visível não acessa a radiação térmica e vice-versa. Já a câmera térmica consegue identificar pequenas diferenças de calor, como de 0,01º Celsius e as informações são exibidas com cores em uma tela a partir de aplicativos compatíveis ou softwares térmicos.
Assim, esse equipamento consegue captar imagens e diferenças de calor de itens como construções, maquinários, carros, motos, aviões e barcos, pessoas e animais, objetos eletrônicos, líquidos e gases que emitem radiação, entre outros.
Unir as funções da câmera térmica com a agilidade, rapidez e alcance do drone é o que transforma esse equipamento completo em uma ferramenta verdadeiramente útil para vários setores.
Leia também: Suporte De Câmera Para Drones: Como Escolher Corretamente?
Quais são as principais utilidades de uma câmera térmica?
As câmeras térmicas para drones são utilizadas em diferentes setores, realizando análises de riscos, verificando danos em máquinas e até mesmo vazamentos. O equipamento possui um sensor que identifica objetos através da energia térmica ou pela sua temperatura. Com isso, é possível realizar atividades como:
1. Inspeção em parques de energia solar
O trabalho de inspeção com drones com a funcionalidade da câmera térmica de verificar diferença de calor em máquinas, é possível identificar o aquecimento de cabos, componentes, motores e células com defeitos. Dessa forma, um serviço que poderia durar meses passa a ser realizado em poucos dias.
2. Averiguação de linhas de energia
O equipamento permite que emendas em cabos, isoladores com defeitos e problemas em ligações. Além disso, o drone com câmera térmica faz com que o serviço de monitoramento de riscos seja feito com agilidade e segurança, evitando que colaboradores arrisquem a vida subindo em estruturas.
3. Identificação de infiltrações em infraestruturas
Com drones com câmeras térmicas, é possível analisar de forma ágil o deslocamento de placas, vazamento de água, danos gerais e fissuras em prédios, fachadas ou pontes durante a construção. Esse tipo de análise pode gerar economia evitando futuras reformas, além de evitar acidentes.
4. Identificação do vigor de determinadas plantas
Esse equipamento também está presente na agricultura de precisão, e esse tipo de identificação auxilia no controle das sementes, em realizar uma estimativa do rendimento de árvores frutíferas e a contagem de mudas e animais devido à diferença térmica entre as plantas, solo e seres vivos.
5. Monitoramento de espaços públicos e privados
Essa ferramenta é muito útil para a vigilância e segurança de espaços públicos ou privados. Além disso, serve muito bem para casos emergenciais e em desastres ambientais, como busca e resgate, ajudando na rápida identificação de pessoas perdidas ou acessando locais privados. Agilizando o trabalho das equipes de patrulhamento.
Quais os benefícios dos drones com câmera térmica?
É possível destacar o custo x benefício de utilizar drone com câmera térmica em diversas áreas e serviços. Um exemplo é no setor de segurança, o monitoramento e a vigilância feita remotamente diminui os custos com funcionários locais, além de utilizar alta tecnologia na identificação de movimentos noturnos.
A eficiência operacional, resposta rápida, agilidade e adaptação do drone em diferentes luminosidades, efeitos climáticos e ambientes com obstáculos é um grande benefício para quem opta em utilizar esse recurso.
Outra vantagem é a prevenção e diminuição dos riscos de acidentes dos colaboradores em serviços como trabalho em altura e manipulação de cabos e fios, visto que o drone com câmera térmica consegue identificar problemas e alcançar ambientes altos com facilidade.
Qual drone tem câmera térmica?
Alguns modelos da renomada marca DJI possuem a câmera térmica integrada, como o DJI Mavic 3 Enterprise Termal e o DJI M30T. Outro modelo disponível é o Matrice 300, o qual possui compatibilidade com várias câmeras. Nesse modelo você pode acoplar as câmeras DJI Zenmuse XT2 ou a DJI Zenmuse H20T, ambas termais.
Se esse for o caso, lembre-se de escolher um bom suporte para acoplar a câmera no drone antes de começar a oferecer os serviços, e invista em outros acessórios complementares para melhorar ainda mais o desempenho da operação, como baterias de longa duração e estabilizadores.
Agora que você já sabe as aplicações e utilidades de um drone com câmera térmica e descobriu as vantagens de utilizar esse equipamento no seu negócio, continue em nosso blog e veja também os Cuidados Necessários na Hora de Comprar um Drone e esteja por dentro das informações mais importantes sobre esse universo!