As baterias do drone pode ser constituída de diferentes materiais, mas o mais comum é de polímero de lítio (LiPo). Essa peça é fundamental para o funcionamento do dispositivo e define o tempo de voo. Por isso, cuidar bem dessa peça é essencial para não ser surpreendido com acidentes e ficar na mão enquanto estiver usando o equipamento.
Saiba mais sobre as características e como cuidar da sua bateria para que ela dure mais.
Recursos inteligentes da bateria do drone
Não sabe como escolher a bateria para drones? É muito importante se atentar a alguns fatores, um deles é o material.
A maioria das baterias do drone são feitas de Lítio Polímero. Elas possuem diversos recursos inteligentes para maior segurança e durabilidade, como:
- indicador de nível de carga de bateria: indicadores de LED mostram o nível de carga atual;
- função de descarga automática: a bateria descarrega automaticamente para menos de 60% da carga máxima quando fica parada por mais de 10 dias, evitando estufamento.
- carga balanceada: as tensões das células da bateria são balanceadas automaticamente durante o carregamento para garantir a sincronia de valores de energia durante o voo;
- segurança contra sobrecarga: o carregamento para automaticamente quando a bateria atinge a carga máxima, evitando uma carga em excesso;
- detecção de temperatura: devido à produção de calor durante o carregamento,ele só pode acontecer quando a temperatura estiver entre 5ºC e 40ºC.;
- preservação contra sobrecorrente: a bateria para de carregar se uma corrente excessiva for detectada para que não haja danos ao produto;
- proteção contra curto-circuito: a fonte de alimentação é cortada automaticamente se um curto-circuito for detectado para que não haja risco de explosão.
O que você precisa saber sobre baterias do drone?
Algumas informações são essenciais para preservar a bateria do drone, fazendo com que ela dure por muito tempo e não danifique o equipamento.
Saiba mais:
Vida útil
A vida útil informa o nível de força das células LIPO internas da bateria para armazenar e segurar as cargas elétricas provenientes do carregamento. Geralmente esse produto tem a duração de 200 descarregamentos e carregamentos.
Ciclos de carregamento
O ciclo é o processo completo de carregamento e descarregamento total da energia armazenada em uma bateria. Dessa forma, cada vez que a bateria é utilizada e o descarregamento total ocorre e posteriormente o carregamento, é contado um novo ciclo.
E como a bateria possui a vida útil de 200 ciclos, após esse número ela começa a não suportar o mesmo tempo de voo de quando estava nova e saudável.
7 dicas para as baterias do drone durararem mais
A bateria do drone é uma das partes mais sensíveis do equipamento. Se manuseada, carregada ou armazenada de forma incorreta, ela pode aquecer ou até inflamar.
Seu superaquecimento prejudica a vida útil e pode torná-la inutilizável antes do tempo.
Confira alguns cuidados para que a sua bateria possa durar mais:
1. Nunca esgote a bateria
Não utilize a bateria até que ela fique completamente descarregada. Esse processo pode reduzir a capacidade do dispositivo e aumentar as chances de precisar substituí-la rapidamente.
Assim, nunca deixe a bateria descarregar por completo. Sempre faça uma nova carga entre os 40% e 80%.
2. Carregue no momento certo
Carregue sempre no dia que você for utilizar o drone. Jamais deixei o equipamento parado com a carga completa, pois isso pode diminuir o seu tempo de duração.
3. Numere as baterias do drone
Caso você possua mais de uma bateria, faça uma numeração para se organizar e fazer o rodízio de forma correta, evitando que uma mesma peça seja repetida em vários voos. A maneira mais simples de fazer isso é marcando com caneta ou adesivo.
4. Nunca carregue a bateria ainda quente
Se acabou de pousar o seu drone, não faça uma nova carga imediatamente.
Após o uso, o equipamento fica quente e isso pode provocar um superaquecimento quando a bateria entra em contato com a energia. Espere esfriar e só depois faça a carga.
5. Cuidado com o armazenamento
A bateria do drone deve ser armazenada com alguma carga, nunca zerada e nunca em 100%. O ideal é utilizá-la no mínimo uma vez ao mês.
6. Evite temperaturas extremas
O mau funcionamento do equipamento está ligado à exposição do dispositivo a temperaturas extremas. Por isso, jamais armazene sua bateria no interior de carros, sob o sol ou em locais refrigerados.
O aparelho deve ser guardado em lugares secos, arejados e com temperatura ambiente.
7. Remova a câmera
Caso não for utilizar o drone para filmagem, remova a câmera para melhorar o desempenho.
Como a máquina está conectada diretamente ao dispositivo, o tempo de duração pode ser reduzido drasticamente.
Qual é o momento de substituir as baterias do drone?
É recomendado que as baterias com mais de 200 ciclos de carregamento ou com um nível de vida útil abaixo de 50% sejam substituídas.
Isso porque podem ocorrer picos de descarregamento em um voo e ocasionar a queda do seu drone.
Esses cuidados com a bateria são muito importantes para não que você não tenha surpresas desagradáveis e para manter o seu trabalho funcionando de maneira segura, saiba também como escolher o suporte de câmera para drones corretamente.