4 minutos de leitura

Suporte De Câmera Para Drones — Como Escolher Corretamente?

O suporte de câmera para drones é um dos equipamentos mais valiosos e essenciais para quem deseja produzir fotos e vídeos profissionais com os VANTs. Os gimbals — como também são conhecidos — ajudam a manter a estabilidade na hora das capturas, garantindo mais qualidade ao resultado final.

Caso você queira adquirir um equipamento desse e levar suas produções para outro nível, mas não sabe como escolher, continue lendo este artigo! Nele você vai ver:

  • como funciona um suporte de câmera para drones;
  • quais tipos de equipamentos existem;
  • como escolher o ideal para você;
  • conclusão.

Confira a seguir.

Como funciona um suporte de câmera para drones?

Durante um voo com o drone, muitas coisas podem acontecer para desestabilizar o aparelho, tais  como fortes rajadas de vento ou simplesmente a tentativa de fazer um movimento diferente para capturar um novo ângulo. Como consequência, as fotos e vídeos podem sair tremidas ou embaçadas. 

A função dos gimbals é evitar que isso aconteça, dando o máximo de estabilidade para o equipamento. 

O suporte de câmeras para drones nada mais é do que um conjunto de motores que trabalham juntos para manter o foco no objeto que deve ser capturado, diminuindo o impacto da movimentação do drone.

Para isso, esses suportes têm eixos que atuam em variadas direções, cada um responsável por corrigir um movimento de câmera diferente:

  • roll: rotação da câmera;
  • pitch: deslocamento horizontal, para a esquerda e a direita;
  • yaw: deslocamento vertical, para cima e para baixo.

Na prática, os eixos devem fazer o movimento contrário àquele que a câmera tende a realizar, a fim de reduzir o tremor. Por exemplo, se a câmera quiser ir para a esquerda, o eixo fará um movimento pitch para a direita, mantendo-a estável.  

Tipos de suporte de câmera para drones

Nem todos os suportes de câmera para drone atuam em todas essas direções. Existem mais de um tipo de gimbal, que pode ter dois ou três eixos. Entender a diferença entre eles é fundamental para tomar uma boa decisão de compra.

Dois eixos

Um gimbal de dois eixos não realiza a movimentação pitch, estabilizando apenas os movimentos de rotação e inclinação para baixo e para cima.

Três eixos

O gimbal de três eixos — como você já deve suspeitar — estabiliza nos três eixos (rotação, na vertical e na horizontal).

Essa capacidade de estabilização do gimbal de três eixos é uma vantagem em relação ao de dois. Entretanto, existem alguns contrapontos — como o preço e o peso do equipamento —, fazendo com que nem sempre ele seja a opção mais viável. 

Existem outros pontos a se considerar dependendo, principalmente, de qual for a sua intenção de uso com o drone.

Como escolher suporte de câmera para drones?

A quantidade de eixos é, sim, um fator determinante para decidir qual suporte de câmera para drone comprar, mas não é o único. 

Outro ponto fundamental para considerar é o tamanho e o peso do gimbal, uma vez que o seu VANT pode ter um limite de carga que não aguente o estabilizador. 

Mas, além disso, o peso do suporte também impacta diretamente o tempo de voo do drone. Quanto mais força o seu aparelho tiver de fazer para ficar no ar, mais rapidamente a bateria será consumida.

Nesse sentido, o gimbal de três eixos pode não ser a melhor escolha, pois costuma ser mais pesado do que o de dois eixos. E, mesmo aqueles que têm um peso razoável, têm o valor mais salgado para compensar. 

Ainda considerando o tempo de voo do drone, suportes de três eixos precisam de mais bateria para funcionar, o que consome ainda mais energia e tempo de duração. 

Portanto, na hora de comprar o gimbal, é necessário considerar todas essas questões. 

Se ainda estiver confuso, aqui vai uma dica extra. O gimbal de três eixos costuma ser mais útil para filmagens com drones pois estes exigem mais movimentos — às vezes mais bruscos e acelerados — do drone. 

Como a captura de imagens estática exige menos movimentação, o gimbal de dois eixos dá conta do recado. 

Conclusão

Por fim, como resumo de tudo o que viu aqui, eis o que você precisa lembrar: caso queira fazer fotos e vídeos, suportes de três eixos, como o Gimbal DJI RSC 2 Pro ou o Estabilizador DJI Ronin, são mais recomendados. 

Se o seu foco for fazer mais fotos, pode investir tranquilamente em um gimbal de dois eixos.

Entretanto, caso opte pelo de três eixos, não esqueça de levar baterias extras e um hub de carregamento

Gostou das nossas dicas para escolher suporte de câmeras para drones? Se ainda restar alguma dúvida sobre qual é a melhor opção na hora da compra, entre em contato com consultoria especializada da NW Drones!

Avalie este post
Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
Feedbacks Inline
Ver todos os comentários
0
Deixe um comentário!x