Esse equipamento tecnológico possui diversas utilidades para quem busca imagens de alto padrão de qualidade, vários ângulos diferentes, vídeos e fotos cinematográficos de paisagens e construções. Usar drones para fazer filmagem profissional é um caminho sem volta!
Então, se está buscando aprimorar as habilidades de filmagem com drone, acompanhe as dicas que preparamos e faça imagens dignas de Hollywood! Confira:
1. Configure o drone com câmera antes de filmar
Antes de levantar voo com o seu drone para filmagem profissional, uma das primeiras coisas que você precisa fazer é configurar a câmera. As definições que geralmente exigem mais atenção são:
- Perfil de imagem: o mais indicado, na maioria das vezes, é trabalhar com o perfil plano, porque ele permite obter um alcance mais dinâmico das gravações. Além disso, ele ajuda os pilotos a desviarem de nuvens, evitar a claridade do céu e reter todos os detalhes, mesmo nos pontos mais escuros;
- Velocidade de controle do obturador: a recomendação é manter a velocidade reduzida, principalmente quando realiza movimentos mais lentos e suaves — como recomendamos;
- Iluminação: é importante verificar se há a necessidade de utilizar filtros para regular a iluminação recebida, que pode “estourar” a imagem.
Ainda sobre esse assunto, é importante escolher o suporte para câmera ideal em cada tipo de movimento. Os suportes possuem eixos que auxiliam na rotação, no deslocamento horizontal e no deslocamento vertical.
2. Use os dois eixos de movimento
Essa é uma das técnicas de filmagem com drone mais básicas e simples de fazer, mas que gera um resultado surpreendente. Basta mover o equipamento, simultaneamente, nos dois eixos (vertical e horizontal).
Sendo assim, ele se movimentaria para baixo e para trás ao mesmo tempo (ou para frente e para cima). Quando fizer isso, contudo, não se esqueça da primeira dica: velocidade suave e constante!
3. Movimente o controle suavemente
A primeira dica para pilotos iniciantes é movimentar o controle com suavidade. O movimento delicado, devagar, é fundamental para a estabilidade das imagens, evitando que elas fiquem distorcidas ou tremidas ao fim da gravação.
Para garantir imagens ainda mais limpas e sem trepidações, alguns acessórios para drones são indispensáveis, como o estabilizador gimbal e óculos FPV.
Outra ótima dica é acelerar e desacelerar o drone lentamente. Essa técnica garante uma sensação de leveza e profissionalismo para os espectadores que assistirem ao vídeo.
4. Faça movimentos laterais
Outra maneira de captar imagens que produz efeitos interessantes é usar os movimentos laterais do drone, principalmente se houver uma paisagem fascinante a ser explorada — capture todos os detalhes e ângulos. Conquiste resultados impressionantes com essa técnica e destaque-se no mercado de filmagem com drones!
5. Enriqueça o vídeo com o movimento de órbita
Existem diversos movimentos que você pode fazer com o seu drone para gerar resultados de cair o queixo. Um dos mais conhecidos é o de órbita — que é basicamente uma visão em 360º do espaço de filmagem.
Para fazer esse movimento, contudo, é necessário um pouco mais de experiência e habilidade. Durante a sua execução, é preciso controlar os movimentos laterais para esquerda ou para a direita enquanto inclina o drone para a direção oposta. A gente indica muito que você tente, mas faça um teste antes da filmagem oficial, ok?
A dica extra aqui é fazer um seguro para o drone — antes de tentar movimentos mais radicais —, dessa forma, você estará protegido contra acidentes e prejuízos.
6. Impressione com os modos de voo inteligente do seu drone
Além de aprender a fazer movimentos manuais com o seu drone — como o de órbita —, você também pode utilizar os modos de voo inteligente do seu drone para dar um ar especial para as suas filmagens. Os modos mais conhecidos e interessantes são:
- Active track: o equipamento vai acompanhar o objeto ou ponto que você destacar;
- Point of interest: ele vai realizar movimentos ao redor do objeto destacado, como se ele fosse seu alvo central;
- Tripod: o drone vai diminuir consideravelmente a velocidade dos movimentos, garantindo imagens mais estabilizadas;
- Hyperlapse: ao contrário do tripod, nesse modo, o movimento é acelerado.
Para saber quais desses movimentos o seu drone é capaz de fazer, veja as configurações do modelo.
7. Fique atento às condições climáticas
O clima interfere diretamente no resultado. Prefira voar apenas em dias claros, no máximo nublados. Dessa forma, você evita que intempéries do tempo prejudiquem as imagens e o drone em si.
Evite levantar voo em dias com ventos fortes e chuviscos. Nessas condições climáticas, o equipamento pode sofrer danos ou até mesmo acidentes. Sem contar que as imagens não ficarão nada boas: trepidações, gotas de água na câmera e imagens escuras.
8. Adquira softwares e apps para complementar o trabalho profissional
Mesmo os melhores drones para filmagem necessitam de complementos para atingir seu potencial máximo. Então, agora que você já aprendeu como capturar imagens cinematográficas, é preciso organizá-las! Para isso, será necessário o uso de softwares de processamento de imagens. São eles que reúnem e estruturam as imagens em bases cartográficas.
Os apps para drones também fazem parte da rotina dos profissionais. Eles são responsáveis por executar funções básicas, como controle de voo, e funções complexas, como a calibração do aparelho.
9. Certifique-se sobre a homologação de voo
Você sabia que existem normas que regulamentam operações aéreas não tripuladas? Sim, o drone entra nesse esquema de regras e alguns documentos são obrigatórios se quiser pilotar um equipamento desses!
As regulamentações passam por três grandes órgãos:
- ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações);
- ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil);
- DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo).
Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado a entrar no universo das filmagens profissionais com drones. Continue no blog e saiba tudo sobre esse equipamento. Pensando na importância de regularizar o uso de drones, o blog da NW Drones preparou um guia completo sobre a legislação para drones. Confira!