11 minutos de leitura

6 principais tipos de drones no mercado brasileiro

Uma das tecnologias mais interessantes e em constante crescimento no mercado brasileiro atualmente são os drones (ou VANTs). Que consistem em equipamentos que têm chamado muito a atenção pela suas altas capacidades de trabalho nas mais diferentes áreas e seus uso no mercado todo.

São opções de equipamentos incrivelmente atraentes para quem procura o aparelho para filmagens e fotografias de eventos ou apresentações e até para pulverização agrícola e/ou mapeamento de terrenos. Mas antes de comprar o seu drone, é muito importante saber qual o melhor modelo e suas principais características.

Atualmente, os VANTs podem ser classificados por uma série de diferentes fatores, como, por exemplo, número de hélices, seu tamanho, seu alcance ou pelos recursos que o aparelho oferece.

Para entender com precisão quais os tipos de drones que existem, neste artigo do blog da NW Drones você verá quais são esses equipamentos considerando todas as suas particularidades. Continue a leitura e aproveite todas as informações para escolher o modelo ideal para a aplicação que você precisa!

Quais os principais usos dos drones?

Nascidas originalmente no meio militar e desenvolvidas para trabalhos que ofereciam risco à vida humana, os VANTs deixaram de ser uma tecnologia exclusiva para esse tipo de uso e ganharam bastante espaço em áreas diversas, tanto no campo profissional quanto para o lazer.

equipe-de-filmagem-trabalhando-em-gravacao-com-drone

Uma das áreas que mais se tem uso, é o campo de filmagens e fotografias áreas de eventos/apresentações, coberturas de campeonatos/torneios esportivos e até mesmo para mapeamento de área no setor de agronomia, onde oferecem registros precisos de pontos e localização de espaços.

Outra utilização bastante comum, os drones também são usados para teracesso a áreas de risco, como incêndios, desastres naturais e outros tipos de acidentes onde a entrada de pessoas é muito difícil. Para cada uma delas, existem VANTs desenvolvidos especialmente para essas funções. Conheça os principais e saiba em detalhes qual o melhor para a sua aplicação.

Diferentes tipos de drones conforme o número de hélices

Os tipos de drones mais comuns no mercado atualmente são os modelos quadricópteros, ou seja, VANTs que possuem quatro hélices exatamente. São modelos bastante versáteis e podem ser utilizados para vários fins, como transporte de cargas, inspeção, levantamento topográfico, cobertura de eventos e muito mais.

drone-dji-matrice-600

Mas ainda que sejam os mais comuns à venda, existem vários outros modelos tão bons e tão úteis quanto. Confira!

1. Rotor único

O rotor é a hélice dos drones e, enquanto a maioria dos modelos oferece um multi-rotor (mais de um rotor), existem alguns deles que contam com apenas uma hélice.

Essas hélices podem estar localizadas na parte interior ou traseira do equipamento é um dos modelos mais interessantes para quem precisa fazer voos pairados, como um helicóptero.

2. Tricóptero

Os tricópteros possuem três rotores e três diferentes tipos de motores localizados nas extremidades de cada braço. Costumam contar com vários sensores, como os de localização integrada.

Sua principal característica é o de se manter estabilizado durante todo o voo, sem que você precise fazer ajustes manuais. Também podem ser utilizados para os mais variados fins, como mapeamento aéreo no agronegócio, por exemplo.

3. Quadricóptero

Como já citado anteriormente, esse modelo de drone é o mais comum encontrado à venda e possui quatro rotores alocados em seus quatro braços, ou seja, quatro hélices distribuídas igualmente.

Seu funcionamento é feito de forma que duas das hélices se movem no sentido horário e as outras duas restante no anti-horário. Isso confere muito mais segurança na hora da aterrissagem.

4. Hexacóptero

Esses são modelos que apresentam seis hélices e seis motores em sua estrutura de voo. Essas hélices conseguem atingir altitudes muito maiores do que os quadricópteros e também oferecem alta estabilidade e bastante segurança durante o pouco do aparelho.

5. Octocóptero

Os octocópteros possuem oito poderosas hélices e oito motores em sua estrutura. Essa formatação de hélices apresenta uma capacidade de voo superior quando comparados aos outros modelos e ainda oferecem muito mais estabilidade.

Por esse motivo, são um dos melhores tipos de VANTs para quem procura um equipamento do tipo para produção de fotografias e vídeos, independente para qual a área de trabalho.

6. Asa fixa

Esses modelos lembram bastante os aviões tradicionais, ao terem apenas uma grande asa fixa. Esse fator relacionado ao seu design faz com que o equipamento não tenha muita estabilidade durante o voo. Ainda assim, são bastante utilizados para gravações de vídeos onde existe muito movimento.

Diferentes tipos de drones conforme o tamanho

Drones também podem ser classificados segundo o tamanho de sua estrutura. Em geral, cada um dos detalhes de seu porte define bastante qual a área de trabalho ao qual o aparelho poderá, ou tem mais capacidade, de ser usado. São eles:

Drones pequenos

Os drones pequenos são ideais para quem está iniciando no mundo dos drones e quer explorar a tecnologia sem gastar muito dinheiro. Eles são leves, compactos e fáceis de transportar. Alguns exemplos de drones pequenos são o Mavic Mini e o Spark. Esses drones são capazes de realizar voos estáveis e capturar imagens em alta resolução, além de possuir diversas funções inteligentes, como reconhecimento de gestos e modos de voo pré-programados.

drone-dji-mini-2

Drones médios

Os drones médios são ideais para fotógrafos e cineastas profissionais que buscam alta qualidade de imagem e estabilidade em seus vídeos aéreos. Esses drones são mais robustos e possuem maior capacidade de voo do que os modelos pequenos.

Alguns exemplos de drones médios são o Mavic Air 2 e o Phantom 4. Esses drones possuem câmeras de alta qualidade, modos de voo inteligentes e recursos de segurança avançados.

drone-dji-inspire-2

Drones grandes

Os drones grandes são ideais para uso profissional em áreas como agricultura, mineração e mapeamento. Esses drones possuem maior capacidade de carga e podem ser equipados com diversos acessórios, como sensores de imagem e sistemas de mapeamento por GPS.

Alguns exemplos de drones grandes são o Matrice 600 Pro e o Agras MG-1S. Esses drones são capazes de voar por longos períodos de tempo e realizar tarefas complexas de forma autônoma.

drone-dji-agras-t30

Diferentes tipos de drones conforme o alcance

Os VANTs ainda podem ser classificados de acordo com a distância que conseguem percorrer. Existem modelos de alcance, considerado, muito curto, com cerca de 5 quilômetros e tempo de voo médio de 20 a 45 minutos, sendo ideais para uso recreativo. Conheça mais sobre o alcança dos VANTS:

homem-observando-drone-voando

Drones com alcance curto

Os drones com alcance curto são os mais simples e acessíveis em termos de preço e recursos. Esses drones são ideais para iniciantes que desejam experimentar a tecnologia dos drones e aprender a pilotá-los.

O modelo DJI Mavic Mini, por exemplo, tem um alcance máximo de 4 km e é capaz de gravar vídeos em Full HD. Esse tipo de drone é geralmente usado para atividades de lazer, como tirar fotos e vídeos de paisagens ou eventos.

Drones com alcance médio

Os drones com alcance médio são ideais para pessoas que desejam explorar a tecnologia dos drones em um nível mais avançado. Esses drones têm mais recursos e alcance do que os modelos com alcance curto, permitindo que você capture imagens de longa distância.

Um exemplo de drone com alcance médio é o Phantom 4 Pro, que pode voar por até 7 km e é capaz de gravar vídeos em 4K. Esse tipo de drone é comumente usado para fins comerciais, como filmagens de eventos esportivos e casamentos.

Drones com alcance longo

Os drones com alcance longo são projetados para voar a distâncias mais longas e são geralmente usados para atividades profissionais, como mapeamento aéreo e inspeção de equipamentos. Esses drones têm recursos avançados, como câmeras de alta qualidade e sensores de obstáculos, para garantir a segurança e a precisão das operações.

O drone DJI Matrice 200, por exemplo, tem um alcance máximo de 7 km e é capaz de carregar diferentes tipos de câmeras, como a Zenmuse XT2, que é capaz de capturar imagens térmicas.

Os de curto alcance podem voar até 50 quilômetros e a sua bateria dura de uma a seis horas e são os modelos mais utilizados para fins profissionais, principalmente no meio da agronomia e mapeamento Já os aparelhos de médio alcance podem voar cerca de 650 quilômetros de distância e são aqueles utilizados para fins militares.

Diferentes tipos de drones conforme o equipamento

Também é possível classificar um VANT considerando os equipamentos que eles possuem.

1. Com câmera

O uso de drones na cinematografia está se tornando cada vez mais comum, graças às grandes possibilidades de captação de imagem que esses equipamentos permitem.

camera-drone-dji-mini-3-pro

Além do uso na produção de filmes, clipes e muito mais, esses modelos também podem ser utilizados para cobrir eventos, fazer inspeções, mapeamento aéreo e levantamento topográfico.

2. Visão em primeira pessoa (FPV)

A visão em primeira pessoa é um recurso que permite que o piloto tenha uma visão como se estivesse voando no equipamento. Isso garante uma maior imersão e o controlador consegue explorar novos ângulos para as filmagens se tornarem ainda mais únicas e eficientes.

homem-pilotando-drone-dji-avata-com-oculos-de-realidade-aumentada

3. GPS

O recurso de GPS em drones é bastante comum e muito importante, ao permitir que o piloto configure uma rota e estabeleça um ponto de retorno para a nave após o fim de seu percurso.

controle-dji-rc-pro

4. Estabilizador

A presença de estabilizadores é fundamental para melhorar a capacidade de voo, permitindo que o aparelho consiga realizar manobras em locais íngremes. Esse recurso é indispensável para quem precisa do equipamento para gravação de vídeos e captação de imagens.

dois-drones-dji-mavic-3-classic-sobrevoando-lago

NW Drones: o blog especialista em VANTs profissionais e recreativos

Seja qual for o tipo de uso do drone, inspeção, agrícola ou recreativo, cada um deles oferece uma capacidade interessante e muito útil para essas áreas.

fachada-da-nw-drones-em-3d

Fique atento também aos padrões de uso de cada um deles e saiba com precisão quais as regulamentações e registros oficiais para operar seu drone.

E se você quer saber ainda mais sobre o universo dos VANTs, conheça 6 motivos para ter um drone da DJI, uma das principais fabricantes mundiais desses aparelhos!

Avalie este post
Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
Feedbacks Inline
Ver todos os comentários
0
Deixe um comentário!x