11 minutos de leitura

Inspeção com drone: como funciona, vantagens, equipamentos

Uma das principais vantagens do uso dos drones é a sua alta versatilidade e capacidade de operar em diferentes áreas de trabalho. Além de sua funcionalidade primária, registrar fotos e vídeos, os VANTs também podem ser utilizados para avaliar a periodicidade de levantamentos em obras, acompanhar e garantir a segurança em fábricas e monitorar mudanças de terreno em regiões de preservação.

Todas essas operações podem ser feitas, reduzindo muito os custos quando comparados aos métodos tradicionais de acompanhamento. E é por isso que, no post de hoje, o blog da NW Drones traz tudo o que você precisa saber sobre inspeção com VANTs, as vantagens de realizá-las no seu projeto e também os melhores modelos para a atividade. Confira!

Quais são as possibilidades de uso na inspeção com drones?

Os drones têm se mostrado extremamente úteis na área de inspeção devido à sua capacidade de voar em locais de difícil acesso e captar imagens detalhadas de forma eficiente e segura.

drone phantom 4 multispectral dji photo 1

E por serem também equipamentos muito versáteis, existem muitos tipos de projetos e setores que podem se beneficiar dos drones. Algumas possibilidades de uso de drones na área de inspeção são:

Inspeção com drone em infraestruturas

Os drones podem ser usados para inspecionar estruturas como pontes, viadutos, torres de energia, torres de telecomunicações e edifícios de difícil acesso, captando imagens em alta resolução e fornecendo informações detalhadas sobre a condição dessas estruturas, como rachaduras ou corrosão.

Inspeção com drone em infraestruturas

Inspeção com drone em linhas de energia

Usados principalmente para identificar danos, desgastes ou componentes defeituosos, os drones auxiliam para que seja feita uma manutenção mais eficiente, evitando interrupções no fornecimento de energia.

Inspeção com drone em linhas de energia

Inspeção com drone de oleodutos e gasodutos

Drones podem sobrevoar oleodutos e gasodutos muito mais facilmente e conseguem identificar vazamentos, corrosão e outros problemas ao longo das linhas de transporte desse tipo de energia.

Inspeção com drone de oleodutos e gasodutos

Inspeção com drone em área agrícola

Na agricultura, VANTs podem ser utilizados para monitorar o estado das plantações, identificar pragas, avaliar a saúde das plantas e até mesmo auxiliar na aplicação exata de fertilizantes e outros produtos. Atualmente, existem drones para pulverização, que substituem o trabalho humano ou de maquinários de grande porte.

Inspeção com drone em área agrícola

Inspeção com drone em instalações industriais

Podem ser usados para inspecionar instalações industriais dos mais variados tipos, como fábricas e refinarias, permitindo a verificação de equipamentos, dutos, chaminés e outras estruturas complexas e também a identificação de qualquer tipo de irregularidade.

Inspeção com drone em instalações industriais

Inspeção com drone para mapeamento e topografia

Existem modelos de VANTs equipados com sensores especiais que podem mapear terrenos e áreas geográficas aprimoradamente, fornecendo dados precisos para projetos de construção e planejamento urbano.

Inspeção com drone para mapeamento e topografia

Aproveite a sua leitura e conheça os drones mais usados no mapeamento aéreo!

Inspeção com drone para inspeção ambiental

Drones podem ser usados para monitorar ecossistemas, habitats naturais e áreas de conservação, permitindo a detecção de mudanças ambientais, desmatamento ilegal, incêndios florestais e diversas outras funções relacionadas.

Inspeção com drone para inspeção ambiental

Inspeção com drone para monitoramento de poluição

VANTs podem ser usados para monitorar a poluição do ar, da água e do solo tanto em áreas urbanas quanto industriais, contribuindo para a avaliação da qualidade ambiental de forma muito mais precisa e rápida.

Inspeção com drone em fachadas de prédios

A inspeção predial com drone é uma das aplicações mais comuns e eficazes atualmente, já que é possível acessar áreas difíceis, economizar tempo e recursos e melhor avaliar a segurança, identificando áreas instáveis, materiais soltos ou outros riscos potenciais para moradores e população.

Inspeção com drone em fachadas de prédios

Inspeção com drone em usinas eólicas e fazendas de energia solar

Outra aplicação valiosa na manutenção das tecnologias de energia renovável, com os VANTs é possível a inspeção de pás de turbinas, dos painéis solares, acesso a torres e estruturas elevadas, termografia e análise térmica e inspeções em grande escala de maneira facilitada e com menor custo.

Inspeção com drone em usinas eólicas e fazendas de energia solar

5 vantagens de realizar inspeção com drones no seu projeto

A inspeção com drones oferece uma série de vantagens que podem melhorar a eficiência, a precisão e a segurança das avaliações de projetos, oferecendo novos recursos e aplicações com o potencial de transformar ainda mais a maneira como as inspeções são realizadas nesses diversos setores. Confira a seguir 5 de suas principais vantagens!

1. Economia nas operações

Tradicionalmente, as inspeções de projetos requerem uma certa estrutura, como a montagem de andaimes, cordas e equipamentos de proteção individual. Utilizar o drone para essa função elimina todo esse trabalho e custo envolvido.

Embora o investimento inicial na compra de VANT e seus diferentes tipos de acessórios possa parecer alto, a longo prazo, a utilização desses equipamentos para inspeções pode resultar em uma economia significativa de custos.

Isso ocorre devido à redução do tempo de inspeção, menor necessidade de equipamentos auxiliares e possibilidade de identificar problemas antes que se tornem maiores e mais caros de corrigir.

2. Agilidade no processo de inspeção

Como dito, inspeções tradicionais exigem uma série de condições, além de maior tempo de verificação da área, interdições e isolamento do local e o uso de diversos equipamentos para garantir a segurança da equipe especializada envolvida nesse tipo de trabalho.

Já uma inspeção com drone é certamente bem mais rápida, bastando apenas levantar voo com o aparelho. Além disso, os VANTs são capazes de cobrir uma área a ser inspecionada muito mais rapidamente, otimizando bastante o tempo do serviço.

Também são muito mais ágeis, eliminando a necessidade de fazer esse processo por meio de amostragem – observando apenas alguns pontos estratégicos em vez de cobrir todo o projeto – e fornecendo informações completas com uma redução significativa da necessidade de alta periodicidade.

3. Exploração de pontos de difícil acesso com segurança

É comum que muitos projetos que necessitam de inspeção possuam pontos de difícil acesso, sejam eles muito altos ou insalubres, o que, além de demandar certo planejamento para conseguir explorar, ainda coloca em risco a vida dos profissionais.

Com o uso dessas aeronaves não tripuladas, é possível que essas atividades sejam feitas remotamente e com alto desempenho, sendo a melhor forma de proteger a vida dos profissionais e de evitar que a empresa tenha que enfrentar problemas maiores.

4. Realização da inspeção sem pausar os trabalhos

Seja em indústrias siderúrgicas, químicas, elétricas e produtoras de óleo e gás, também é bastante comum a necessidade de pausar as atividades no local de trabalho para que o profissional possa fazer a inspeção.

Isso porque, muitas delas apresentam estruturas que podem causar choque elétrico ou chamas em altíssimas temperaturas. Dessa forma, para que uma pessoa se aproxime desses locais, é preciso parar todas as atividades industriais, o que gera um grande prejuízo.

Utilizar drones para inspecionar essas áreas é uma boa estratégia para conseguir realizar essa atividade sem comprometer a produtividade das fábricas, diminuindo o tempo de análise e mantendo a continuidade de funcionamento do local sem nenhum empecilho.

5. Maior riqueza de dados

Os drones possuem câmeras de alta resolução, zoom de altíssima qualidade, estabilizadores, sensores térmicos, sensores de gás e muitas outras funções que permitem obter dados muito mais ricos e completos.

Tudo isso aliado à sua liberdade de voo, que permite que seu operador capture diferentes ângulos que, provavelmente, um profissional não conseguiria explorar.

VANTs também apresentam softwares de processamento de imagens capazes de realizar modelos tridimensionais de alta definição que permitem fazer comparações em busca de falhas estruturais com mais precisão.

Utilizando a tecnologia dessas naves também é possível obter relatórios muito mais consistentes e otimizados, que ajudarão na tomada de decisões das empresas de forma muito mais confiável.

Confira: Drone na engenharia civil: como a tecnologia é utilizada no setor

Melhores modelos para fazer inspeção com drones

Quando se trata de escolher os melhores modelos de drones para inspeção, várias considerações devem ser levadas em conta para garantir que o equipamento atenda às necessidades específicas do projeto.

Em geral, os modelos mais indicados para essa função são os multirotores, que realizam voos verticais e possuem a possibilidade de embarcar e estabilizar diversos sensores durante o voo, a fim de conseguir realizar uma análise mais minuciosa.

VANTs para inspeção também precisam oferecer algumas funcionalidades específicas para garantir uma operação ideal, por exemplo, uma ótima autonomia de voo, estabilidade e precisão para capturar imagens nítidas, resistência a diferentes condições e integração de software e plataformas de análise para processar e interpretar os dados coletados de maneira eficiente.

Além disso, alguns modelos em especial são os mais indicados para operações de inspeção e análise, já que oferecem todas as condições apresentadas anteriormente, além de alta durabilidade e garantia de tempo de uso maior. Alguns desses modelos são:

  • Phantom 4 Pro V2;
  • Mavic 2 Zoom;
  • Mavic 2 Enterprise;
  • Matrice 210;
  • Matrice 600 Pro.

Descubra no blog da NW Drones as possibilidades de uso de seu VANT!

Ter em mãos um VANT para esse tipo de trabalho é uma verdadeira revolução no setor de inspeção, já que com esses equipamentos de voo, esse tipo de atividade pode ser maximizada e ainda beneficiar as empresas que os utilizam tanto na diminuição do tempo quanto nos gastos.

Por isso, se você quer investir em drones para inspeção, tenha em mente que isso valerá muito a pena, tanto em curto quanto a longo prazo. E se você quer conhecer mais sobre outras funções que os VANTs podem oferecer, descubra com o blog da NW Drones qual é o impacto dos drones na operação e logística de entregas!

Avalie este post
Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
Feedbacks Inline
Ver todos os comentários
0
Deixe um comentário!x