O uso de drones em desastres ambientais é um exemplo de como os VANTs (veículos aéreos não tripulados) podem ser utilizados. Nesse caso, essas naves cumprem o propósito de mapear áreas afetadas e identificar possíveis vítimas.
Continue lendo este texto para saber mais sobre como os drones podem auxiliar em contextos de desastres ambientais, ajudando até mesmo a prevenir esses eventos!
Como é o uso de drones em desastres ambientais?
Desastres ambientais são eventos que provocam efeitos negativos no ambiente, como desmoronamento de prédios, morte de pessoas e animais, incêndios e destruição de áreas naturais.
Eles podem ter origem natural, como furacões e terremotos, ou antrópicas, como rompimento de barragens, derramamento de petróleo e acidentes nucleares.
O mercado de drones é muito amplo e o uso dessas naves em desastres ambientais é muito significativo.
Esses veículos conseguem acessar áreas de difícil alcance, sem infraestrutura e prover informações úteis para a elaboração de medidas emergenciais de resgate, auxiliando todo o processo de tomada de decisão.
Como exemplo, podemos citar o furacão Florence, em 2018, nos Estados Unidos.
Utilizando um drone que conseguia suportar condições climáticas adversas, produzido em material militar, a empresa CyPhy Works conseguiu fornecer uma rede de comunicação em locais que as linhas de telefone e internet foram destruídas e ainda coletar dados sobre o acidente.
Quais são as possibilidades do uso de drones para prevenção de desastres naturais?
É possível realizar muitas operações com drones. Mais do que auxiliar a lidar com desastres ambientais, eles também podem ser utilizados para preveni-los se usados para monitorar regiões de alto risco.
Essas medidas poderiam evitar desastres ambientais, como o rompimento da barragem de Brumadinho, no Córrego do Feijão, por exemplo.
Nesse caso, os VANTs podem fazer o mapeamento dessas áreas, realizar simulações de rompimento e prover informações úteis para elaboração de ações emergenciais de evacuação.
Além disso, com o monitoramento constante, é possível verificar com antecedência fatores que podem desencadear um desastre e prover informações importantes para desenvolver um mapa de risco, que mostre as probabilidades de ocorrência de um acidente.
Gostou de saber mais sobre as possibilidades de uso dos VANTs? Então confira o nosso artigo sobre utilidades para drones e conheça todas as potencialidades dessas naves!