A chegada dos VANTs (veículo aéreo não tripulado) abriu vários nichos de mercado e revolucionou alguns setores da economia. Mas quem está aproveitando o momento precisa ter em mente alguns cuidados na hora de comprar um drone.
Por ser um produto de ticket médio elevado, é importante ter certeza de que o modelo escolhido irá atingir suas expectativas. Para te ajudar com isso, trouxemos oito pontos para você ficar atento na hora de comprar um drone.
Neste texto você verá:
- como escolher um drone;
- cuidados na hora de comprar um drone ━ confira oito pontos para ficar atento:
- 1. perfil de uso do equipamento;
- 2. autonomia;
- 3. distância de voo;
- 4. qualidade de imagem;
- 5. tamanho do drone;
- 6. acessórios;
- 7. recursos de pilotagem e modos de voo;
- 8. faixa de preço e onde comprar.
Como escolher um drone
O mercado de drones está em franco crescimento e tende a triplicar até 2023, de acordo com um relatório da Federal Aviation Administration (FAA) ━ órgão que, nos Estados Unidos, é responsável pelo setor de aviação.
Isso gera uma demanda por equipamentos que será suprida pelas empresas produtoras — e o resultado será um grande leque de opções.
Portanto, é importante ficar atento na hora de escolher o seu drone para ter certeza de que está adquirindo um equipamento que irá satisfazer às suas necessidades.
Por isso, o primeiro passo é elencar todas as características que você precisa que a aeronave tenha, como especificações da câmera, duração mínima de bateria, portabilidade do equipamento, dentre outras.
Apenas após definir as funcionalidades necessárias você deve partir para a pesquisa de mercado.
Na NW Drones você encontra os principais modelos de drones e ainda conta com o auxílio da nossa equipe para escolha do seu produto!
Cuidados na hora de comprar um drone ━ confira 8 pontos para ficar atento
Com tantos modelos de VANTs disponíveis na NW Drones, é preciso ter alguns cuidados na hora de comprar um drone para garantir a sua satisfação, de acordo com o que você busca e necessita.
Confira a seguir oito pontos para ficar atento!
1. Perfil de uso do equipamento
O mercado conta com modelos recreativos que custam a partir de R$ 200,00, enquanto alguns drones de uso profissional extrapolam R$ 70.000,00.
Dessa forma, é preciso definir qual será o perfil de uso do equipamento para que você não gaste mais do que o necessário no momento da compra. Na NW Drones você encontra modelos para uso profissional, fotografia, uso em agricultura, para corrida e muito mais!
2. Autonomia
Outro ponto para ficar atento é com relação ao tempo de duração da bateria para drones, e isso está bastante relacionado ao perfil de uso do equipamento.
Verifique também a quantidade de baterias que estão incluídas no modelo que você deseja. Algumas opções vêm com até quatro, mas isso influencia no valor final, então é importante colocar na balança.
3. Distância de voo
Não deixe de consultar a distância de voo permitida pelo drone. Esse fator é determinado tanto pela autonomia da bateria quanto pela capacidade do rádio.
Se você pretende usar o seu equipamento para gravações, é indicado adquirir um modelo que permita voos de longa distância, algo em torno de três a seis quilômetros, como o modelo Dji Tello Boost, que voa até sete quilômetros.
Mas, vale lembrar que, de acordo com a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), o limite de voo do drone é aquele em que o piloto ainda consiga enxergar o veículo. Portanto, em alguns casos pode ser necessário utilizar um binóculo.
4. Qualidade da imagem
A qualidade da imagem depende de diversos fatores:
- a câmera e suas lentes;
- tipo de estabilização da imagem;
- capacidade operacional em contextos de vento;
- nível de vibração do drone;
- modos de voo.
Se você fará uso profissional do equipamento, é importante adquirir um modelo com resolução 4K, estabilização mecânica e GPS, como o Drone Dji Mini 2 Fly More.
5. Tamanho do drone
O tamanho do drone implica diretamente na portabilidade do equipamento. Dessa forma, se ele for utilizado em viagens, é importante pensar em modelos menores, como os mini drones da NW, ou até mesmo dobráveis.
6. Acessórios
Existem muitos acessórios para drones que melhoram a experiência em diversos aspectos, como é o caso do suporte para uma câmera diferente, cases diferentes, baterias extras, estabilizador gimbal, dentre outros.
Portanto, na hora de comprar o equipamento, identifique se será necessário o complemento com acessórios e se há essa possibilidade de adição naquele modelo.
7. Recursos de pilotagem e modos de voo
Existem recursos no controle dos equipamentos que tornam o voo e a estabilização muito mais fáceis. Confira alguns exemplos:
- GPS: presente em equipamentos de uso profissional, pois proporciona melhor estabilização;
- Hold: alternativo ao GPS, provê apenas a estabilização no sentido vertical;
- Headless: essa configuração permite ao drone alternar o seu eixo de movimento conforme a sua orientação em relação ao piloto.
8. Faixa de preço e onde comprar
Para finalizar, é importante ficar atento ao valor que você deseja investir. Aqui na NW Drones nós trabalhamos com consultoria, auxiliando os nossos clientes a escolherem o melhor modelo para as suas necessidades.
Confira já todas as opções de drones da NW Drones e tire suas dúvidas!